Google+ Edital de Concurso Público: Novo concurso Escrituário do Banrisul só em 2014

Novo concurso Escrituário do Banrisul só em 2014


O prazo de validade do último concurso para o cargo de Escriturário do Banrisul, realizado em 2009, foi prorrogado até 08/04/2014,  pelo Presidente do Banco, em edital de 26 de janeiro de 2012.
Assim sendo, o edital de abertura do novo concurso pode até ser lançado alguns  poucos meses antes daquela data, mas a sua vigência começa somente após a  expiração da validade do concurso anterior.

Confira a apostila do último concurso da Editora Solução AQUI.

Veja o programa do último concurso para Escriturário, que também pode ser acessado no site da FDRH (http://www.fdrh.rs.gov.br/conteudo.php?cod_conteudo=207):
LÍNGUA PORTUGUESA
Ortografia - Ortografia oficial; acentuação: relação entre fonemas e letras.
Morfologia - Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego; flexão nominal e verbal.
Sintaxe - Processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal; uso do acento indicador da crase. Uso dos sinais de pontuação.
Leitura, compreensão e Interpretação de Texto - Compreensão global do texto. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Informações literais e inferên­cias possíveis.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Operações Comerciais: porcentagem, taxas de acréscimo, descontos, taxa de lucro ou margem sobre o preço de custo e sobre o preço de venda.
Conceitos Básicos: juros, principal, montante, taxas de juros, fluxo de caixa, contagem de dias, anos comercial e civil, regra do banqueiro.
Juros simples: cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante.
Juros compostos: cálculo dos juros, do principal, da taxa, do prazo e do montante; convenções linear e exponencial para períodos não inteiros; utilização de tabelas para cálculos.
Taxas: nominal e efetiva; proporcionais entre si; equivalentes entre si em juros simples e em juros compostos; taxa over; utilização de tabelas para cálculos.
Desconto Bancário Simples: taxa de desconto, cálculo do valor do desconto e cálculo do valor descontado (valor presente); taxa efetiva ou implícita em juros compostos da operação de desconto bancário simples; utilização de tabelas para cálculos.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS E DE MERCADO
Cenários Econômicos: Sistema Financeiro Nacional - estrutura e funções;
Autoridades Monetárias - estrutura e funções;
Mercado Financeiro;
Mercado Bancário;
Mercado de Capitais (estrutura e funcionamento);
Marketing de relacionamento e as instituições;
Falhas e recuperação de serviços;
Fatores de satisfação;
Governança corporativa;
Estratégias de segmentação;
Propaganda bancária;
Diferenciação para os clientes private;
Influência do investimento em marketing nas vendas e rentabilidade dos bancos.
INFORMÁTICA
Conceitos Básicos de Informática: noções sobre hardware e software.
Arquitetura e Organização de Computadores: Componentes; Periféricos.
Sistema Windows XP SP2: Componentes da Área de Trabalho; Componentes das Janelas; Configuração do Painel de Controle; Área de Transferência; Windows Explorer; Formatação e Cópia de discos; Utilização da Ajuda; Programas nativos.
Excel 2007: Atalhos e barra de ferramentas; Formatação de Dados; Seleção de Células; Funções, Fórmulas e Expressões Matemáticas; Referências absolutas e relativas; Intervalos Nomeados; Gerenciamento de Arquivos; Gráficos.
Word 2007: Atalhos e barra de ferramentas; Modos de seleção de texto; Formatação de Fonte; Formatação de Parágrafo; Bordas; Marcadores e Numeração; Tabulação; Quebras; Texto em colunas; Tabelas; Modos de visualização; Cabeçalho e rodapé; Numeração de Páginas; Localização e substituição de texto; Impressão.
Internet: World Wide Web: Conceitos; Browser (Internet Explorer 7.0); Correio Eletrônico: conceitos; Gerenciador de e-mail (Outlook Express 6.0); Vírus.
BrOffice 3.1 - BrOffice Documento Texto (Writer): Atalhos e barra de ferramentas; Modos de seleção de texto; Formatação de texto; Formatação de Parágrafos; Alinhamento. BrOffice Planilha (Calc): Atalhos e barra de ferramentas; Formatação de Dados; Seleção de Células; Atributos de Caractere.

Se alguém tiver alguma informação sobre esse concurso, favor comentar aqui.




Nenhum comentário: