Google+ Edital de Concurso Público: Conhecimentos Específicos - Concurso Agente Comunitário de Saúde - ACS

Conhecimentos Específicos - Concurso Agente Comunitário de Saúde - ACS

Para quem vai concorrer a uma vaga de Agente Comunitário de Saúde em concurso público de prefeituras, sugiro que procure estudar a apostila / cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde, a qual pode ser baixada no endereço http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf, que possui bastante conteúdo de conhecimentos específicos para a maioria dos concursos para esse cargo.
Editora Opção
Apostila Digital R$ 15,00
Embora cada prefeitura elabore seus editais, na maioria é exigido algum conhecimento específico relacionado às atividades que irá desenvolver. Na verdade, todas deveriam exigir. No entanto, ainda que não sejam exigidos esses conhecimentos na prova, será importante no desempenho das funções.
Alguns trechos da apostila/cartilha:
- A adolescência é uma etapa da vida compreendida entre a infância e a fase adulta, marcada por um complexo processo de crescimento e desenvolvimento físico, moral e psicológico. A lei brasileira considera adolescente a faixa etária de 12 a 18 anos.
- Em 1º de outubro de 2003, foi publicada a Lei nº 10.741, conhecida como o Estatuto do Idoso, destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
- Endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região de forma persistente e permanente, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
- Epidemia é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.
A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
Para entender melhor: quando uma doença existe apenas em uma determinada região, é considerada uma endemia (que não acontece em outras localidades). Quando a doença é transmitida para outras populações, atinge mais de uma cidade ou região, é uma epidemia. Porém, quando uma epidemia de forma desequilibrada se espalha pelos continentes ou pelo mundo, ela é considerada uma pandemia.
Para saber mais: o câncer (responsável por numerosas mortes) não é considerado uma pandemia porque não é uma doença infecciosa, ou seja, não é transmissível.
Exemplos de pandemias: Aids, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola, tifo etc.
Para quem desejar, a Editora Opção, 21 anos no mercado, possui para comercialização apostila genérica  (confira AQUI!) para concursos de agente comunitário de Saúde, bem como apostilas específicas completas para as principais prefeituras (confira AQUI!).


Preencha seu e-mail e receba informações sobre concursos:



Nenhum comentário: