google.com, pub-4936084282686437, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Google+ Edital de Concurso Público: PMMG divulga nota oficial sobre possível fraude no concurso para Soldado

PMMG divulga nota oficial sobre possível fraude no concurso para Soldado


A Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG divulgou nota oficial de esclarecimento sobre os problemas ocorridos com a aplicação da prova, no último domingo, 28/05/2013, inclusive uma possível fraude no concurso público para Soldado da corporação. Segue abaixo a nota, na íntegra:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
( CONCURSO PÚBLICO – Curso de Formação de Soldados - CFSd/2014-QPPM )
No dia 28 de abril de 2013, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou o maior concurso público da sua história, para o ingresso de novos soldados do Quadro de Praças (QPPM): foram cerca de 125 mil candidatos inscritos, dos quais aproximadamente 101 mil compareceram para a realização das provas, que ocorreram na Capital e em outras 15 cidades do Estado.
A crescente procura por uma carreira pública e o grande número de vagas ofertadas nos diversos concursos, desperta a atenção de grupos criminosos, que se especializam em fraudes, no intuito de levar algum tipo de vantagem ilícita contra a Administração Pública ou contra o próprio candidato. Para enfrentar essa situação, a Polícia Militar atuou de maneira preventiva e vem atuando na apuração das recentes denúncias de fraudes.
Dentre as medidas de prevenção adotadas para que as possibilidades de fraudes fossem afastadas, destaca-se a proibição do uso e porte de aparelhos eletrônicos e celulares em sala de aula, o que resultou, nas cidades do interior do Estado, na eliminação de 64 candidatos, que descumpriram esta regra editalícia. Em Belo Horizonte, esse número está em apuração, com a checagem das atas.
Na cidade de Montes Claros, conforme amplamente noticiado, foi constatado que um candidato teria feito uso do celular durante a prova. Ao ser abordado e identificado, confessou ter participado de um possível esquema de venda de gabaritos da prova, o qual contaria com a participação de um ex-Cabo PM, e que resultou na prisão de um Capitão PM da ativa.
É importante frisar que a Polícia Militar é a primeira interessada na lisura do certame, a fim de evitar o ingresso em seus quadros de pessoas sem qualificação ou de má índole. Por isso, houve forte determinação do Comando para que as denúncias fossem apuradas com rapidez e transparência, visando preservar todos os envolvidos de boa fé em um concurso dessa dimensão. Além disso, desde o início, foi solicitado ao Ministério Público o acompanhamento dos trabalhos de investigação, assegurando maior autonomia e celeridade ao processo.
Não há dúvidas de que houve condutas ilícitas, mas até o presente momento, não existem indícios suficientes para afirmar que os envolvidos concretizaram a fraude contra o concurso. O candidato encontrado com o celular e que confessou participar do esquema, sequer conseguiu pontuação mínima para avançar à 2ª fase do certame. Outros investigados também apresentaram baixo desempenho, bem como o material apreendido não guarda qualquer semelhança com o gabarito oficial.
A situação se aproxima mais de um “golpe” praticado por oportunistas contra aqueles candidatos que acreditaram e foram iludidos por um favorecimento que não se concretizou, do que de uma fraude. Contudo, as investigações continuarão com a finalidade de afastar quaisquer dúvidas sobre a seriedade e transparência do concurso.
Em razão desses fatos, a divulgação do gabarito, inicialmente prevista para o dia 29 de abril, foi adiada para esta data, preservando-se os demais prazos estabelecidos no Edital, em respeito a todos os candidatos.
A Policia Militar reitera seu compromisso com a ética e transparência em suas ações, assegurando que todo o esforço será dedicado para que o certame transcorra de forma regular, garantindo isonomia aos candidatos, para, ao final, entregar os melhores profissionais à comunidade mineira.
Belo Horizonte, 02 de maio de 2013.
(a)Eduardo César Reis – Coronel PM
Diretor de Recursos Humanos
(a)Josan Mendes Feres – Ten Cel PM
Chefe do CRS"
Endereço do documento: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/conteudousuario/portal/sites/concurso/020520131827373930.pdf

O que você achou da nota oficial e do comportamento da PM-MG até o momento em relação aos fatos noticiados?


Preencha seu e-mail e receba informações sobre concursos:






32 comentários:

Anônimo disse...

Essa que eles inventaram que o gabarito que os PM's passaram não dava nem pra passar da primeira faze, não dá pra acreditar né? Esse concurso não pode seguir normalmente, ou a imagem da PMMG vai por água abaixo, principalmente pelo fato de ter um Capitão envolvido no caso.
Não é justo dar sequencia num concurso que houve fraude!




Galera, quem se sentir injustiçado, procura seu direito não deixe que isso tudo acaba em pizza.
Acertei 26 questões, aposto que em função da fraude que vai elevar muito a nota do corte, minha nota não vai dar pra passar nem em Contagem.

Anônimo disse...

E como tu sabe que acerto 26 questoes porra ?

Anônimo disse...

TODOS OS CANDITATOS DE MINAS GERAIS TEM QUE ENTRAR COM UM MANDATO DE SEGURANÇA,PARA GARANTIR SEUS DIREITO POR LEI,POIS, POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS,PODER EXECUTIVO,CADE NOSSA ORDEM E PROGRESSO.

Anônimo disse...

Para boa imagem da PMMG,o presente concurso tem que ser anulado, se o mesmo tiver andamento a imagem da Corporação vai ficar arranhada.Porque não se dá andamento numa coisa que estão suspeitando de fraude...

Obrigado!!!

Anônimo disse...

ola pra todos este concurso e uma fraude certamente se usaram com tanta facilidade o celular pra obiteren o gabarito no minumo tem que ser anulado e ser remarcada ou tra prova isto e se todos nos entrar com uma ação no ministerio publico e divulgar na midia esta situa,poruqe se não vai ser tarde de mais,houve fraude isto e certo se os candidatos que participarão não conseguirçao obiter anota minima asar deles mas concerteza muitos outros conseguirão que vai garantir que milhares de pessoas não tenha participado desta fraude seja ela com celulares ou escutas tem que ser anulada vai depende se todos abrirem aboca e divulgar em todas redes de telecomumicações isto não pode ficar assim eu acertei 27 questoes não me emporto se anular com meu esforço e estudo possso passar novamente

Anônimo disse...

vou cer cincero com vcs meu pai e tenente coronel PM DE BH ele me disse que isso ai não vai dar em nada,por um motivo esencial não houve repercusão na fraude ocorida,por um dos motivus aprova estava boa pra maioria entao esses não se manifesta como deveria,mas não se esqueca da redação que vai eliminar milhares de candidato sabendo que apro tava facil aconcorencia tambem vai ser abisurda pra passar vai ter que acerta no minimo 28 a 30 pra tar entres os que vai chamar,então os mais beneficiados vai sero beneficiados pela fraude que não são poucos,estão enganados quem pensar que so teve esta fraude neste concurso e porque não forão divulgados tem muito coisa pro traz disto minha jente,se vc querem justica vcs tem que correr atras dos seus direitos amidia estar ai pra ajudar divulgem na internet,facbok,radios,jornais imprensa faça a noticia percorrer o mundo todo so asim podera ser anulado este concurso teve fraude nçao importa se pegou os envolvidos se foi so 2,3 ou 4 quem nos mgarantem que não foram milhares tem que ser anulada não e justo com que estudar a serio

Anônimo disse...

tem que servi de exemplo e anular este concurso se a pmmg não anular vai ser uma vergonha,entrem com um mandato de justiça faça uma baixa acinada teve fraude não deixa eles tampar o sol com apenera coloque na midia televisão divulgem eles tem por direito a anulação deste concurso muitas pessoa vão ser afetadas porque teve que viajar teve gastos mas temos que levar em considerçao que teve fraude não temos grantia de nada que seja licuto neste concurso eu mesmo não confio se não fizerem nada contra esta pouca vergonha este concurso não vai ser anulado

Anônimo disse...

isto sim temos que nos unir divulgem na midia pedindo uma resposta dos governantes contra esta vergonha ate porque eles são coruptos tambem ai ja sab e vão jogar por baixo do pano prende 1,2 talvez tres e fica por isto mesmo como se ja tivese tudo ok mas que nos garantem que so foi isto,tem que ser anulada

Anônimo disse...

Se o sr. Não sabe, o gabarito foi disponibilizado ontem as 18:00

Anônimo disse...

AOS CANDIDATOS DA PROVA PARA SOLDADO DA PMMG 2013 ESTAMOS NAS MÃOS DO SR GOVERNADOR DE MINAS ANTONIO ANASTÁSIA, POIS ELE É O COMANDANTE TANTO DA POLICIA MILITAR QUANTO DA POLICIA CIVIL,DA QUAL O SR DELEGADO É RESPONSÁVEL PELO INQUÉRITO. POIS BEM, SE RACIOCINARMOS, A ANULAÇÃO DO CONCURSO CAUSARIA UM GRANDE PREJUÍZO PARA O ESTADO DE MINAS. NESTE CONTEXTO, ANALISANDO O MENCIONADO ACIMA, NOTA-SE, QUE O SR. GOVERNADOR PODE INFLUENCIAR,TANTO NA POLÍCIA MILITAR, QUANTO NO DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL, A FIM DE ABAFAR TAL SITUAÇÃO PARA QUE O PRESENTE CONCURSO, NÃO SEJA ANULADO, O QUE CAUSA PREJUÍZO PARA O NOSSO ESTADO. VEJAMOS, FOI PAGO O VALOR DE R$380,00 PARA CADA APLICADOR E CADA AUXILIAR RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DAS PROVAS; CADA SALA, FICARAM 30 ALUNOS, ORA, SE DIVIDIRMOS 125.000 CANDIDATOS POR 30 ALUNOS, FORAM UTILIZADOS 4.166 SALAS DE PROVA. AGORA, SE PEGARMOS ESSE NÚMERO DE SALAS E MULTIPLICARMOS POR R$700,00, O QUAL FOI PAGO PARA OS DOIS EM CADA SALA, O PREJUÍZO ESTIMADO, ULTRAPASSA A DOIS MILHÕES. COM O QUE FOI MENCIONADO ACIMA, ESTAMOS CHAMANDO OS CANDIDATOS QUE ESTÃO SE SENTINDO LESADOS PARA REUNIR-MOS A FIM DE IRMOS ATÉ O MINISTÉRIO PÚBLICO PEDIR ACOMPANHAMENTO DO CASO DE PERTO, TENDO EM VISTA QUE O C.R.S. DIVULGOU NOTA MENCIONANDO QUE FORAM ANALISADOS OS GABARITOS DAS PROVAS E QUE NADA DE ILEGALIDADE FOI CONSTATADO, LOGO: " CADÊ A NOSSA GARANTIA ?" DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO NESTA QUINTA- FEIRA, DIA 9 DE MAIO DE 2013, 14HS ,EM FRENTE À ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR NO BAIRRO PRADO. " LEMBREM-SE, A MÍDIA ESTARÁ PRESENTE!" É A NOSSA OPORTUNIDADE DE LUTARMOS POR NOSSOS DIREITOS ORA VIOLADOS.

Anônimo disse...

O correto é anular esse concurso e mostrar que minas é um estado competente.governador sua hora de agir é agora anula esse concurso e ganhe a confiança de todos...

Anônimo disse...

Eu acertei 34 pontos, mas pensando bem com todo esse problemas eu também concordaria com a anulação, nao é justo o que eles fizeram, certo é certo os direitos são iguais pra todos, então tem que divulgar outra prova. Entao pessoal estuda mais si deus quiser vai dar tudo certo

Anônimo disse...

pessoal, ja tenho 3 anos na corporaçao, sirvo na ROTAM em BH, Ministerio Publico é para isso minha gente, cabe oas candidatos represetar, nao paga nada, se nao se mibilizarem a PM nao ira levantar indicios de fraude contra ela mesma.... sao 1000 vagas, suponde que ocorrru realmente a fraude, digamos q 2000 pessoas estavam no esquema do gabarito... qm realmente estudou, perdeu dnoite de sono, pagou cursinho estara fora..... so sei qye mesmo qm passou honestamente tera outros olhos daqueles q ja estao dentro... entao MP nisso que anulan facil, se um ja foi preso é pq tem algo de irregular, PESSOAL PRISAO POR SUSPEIRA, PARA AVERIGUAÇAO FICOU LA NA DITADURA MILITAR.... SE O CAP FOI PRESO E NAO TEVE NADA, ABUSO DE AUTORIDADE, NAO TEM PQ Q VAI FAZER UMA COISA DESSAS.... SE CRUZAREM OS BRAÇOS PANOS QUENTES COLOCARAM NESSA COUSA E OS HONESTOS FICARAM DE FORAM, É O REFLEXO DESSE CONCURSO FRUDULENTO SERA LA NA FRENTE... BARRIGADA PERDIDA, PM CORRUPTOS, RIO COMEÇOU ASSIM... PESQUISEM A PM DO RIO....

Anônimo disse...

por favor galera entra ai eu ja fui
http://www.avaaz.org/po/petition/Anulacao_da_prova_PMMG_1/?fCvTtdb&pv=19

Anônimo disse...

Vamos correr atrás dos nossos direito, proteste aqui.
http://www.avaaz.org/po/petition/Anulacao_da_prova_PMMG_1/?fCvTtdb&pv=19

Anônimo disse...

isso nao passou de fraude as provas nem estavao lacradas quem garante que ninguem olhou as provas e passou para algum candidato

Anônimo disse...

TEM Q ANULAR MSM E UMA TREMENDA DE UMA ENJUSTICA

Anônimo disse...

É UMA GRANDE INJUSTIÇA PARA NÓS CONCURSEIROS,POIS,PERCEBEMOS A FALTA DE SEGURANÇA QUE TEMOS, A PRÓPRIA PM NOS ESTÁ TRANSMITINDO MUITA IRRESPONSABILIDADE AO APLICAR A PROVA, DE NÃO TER RECOLHIDO IMPRESSÃO DIGITAL,PASSAR DETECTOR DE METAL AO ENTRAR NA SALA,DENTRE OUTROS.PORTANTO, ESPERAMOS QUE O CONCURSO DA PMMG 2013 SEJA ANULADO.

Anônimo disse...

Em nota, a PM informou que "não há dúvidas das condutas ilícitas". Ou seja admitiram a fraude e pelo que me parece vai ficar por isso mesmo. Deprimente!

Anônimo disse...

CONCORDO EM NÚMERO GÊNERO E GRAU QUE O MINISITÉRIO PÚBLICO DEVA ENTRAR NO CASO, INCLUSIVE RETIRANDO DAS MÃOS DA PMMG TODA A OPERAÇÃO DE APLICAÇÃO DE PROVAS. ALÉM DISSO DEVEM TAMBÉM ABRIR O CONCURSO PARA SARGENTOS PARA AMPLA CONCORRÊNCIA, POIS, A AERNÁUTICA, EXÉRCITO ESSES CONCURSO SÃO PÚBLICOS. NADA JUSTIFICA QUE SEJAM INTERNOS POIS A CF 88 É TAXATIVA - ACESSO A CARGO PÚBLICO É PARA PROVA OU PROVA E TÍTULOS.

Anônimo disse...

A PROVA DO CFO TAMBÉM TEM QUE SER RETIRADA DAS MÃOS DA PM. SE HOUVE FRAUDE PARA SOLDADO QUE O SALÁRIO MELHOROU IMAGINA PARA OS OFICIAIS QUE EM 2015 CORONEL VAI GANHAR QUASE 24.0000 BRUTO COM OS QUINQUÊNIOS. HORA DE REPENSAR E QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO SALVEM NOSSA SOCIEDADE.

Anônimo disse...

concordo plenamente com todos vcs , meu irmao é da PM de Ponte Nova , meu tio é Treinador no Batalhao de Manhuaçu ,e disseram com certeza que este concurso deverá ser anulado , eu fiz um concurso em Espirito Santo da PM , no dia da prova ouvi uma pequrna discussao na porta de uma das escolas pq fecharam as portas faltando 3 minutos da hra exata , e o concurso la foi cancelado no estado inteiro . e concerteza ouve fraude aqui em MG , so descobriram alguns . e os outros ... é claro que tinha muitos q estavm participandu desta fraude . vamos lutar para o cancelamento desta prova e remarcar outra .

Anônimo disse...

Hhahahahahahahahahahahahahahahahha, hahahahahahahahahahahahahaha, hahahahahahahahahahahahah, já conheço esta história, hahahahahahahahah, vai acabar em Pizza , hehehehehehehhehh

Anônimo disse...

Concordo com você, se houver anulação, certamente vai sujar a imagem da gloriosa, eles farão o possível para preservar a logomarca, e a imgagem de outros envolvidos na sujeira. hehhehe

Anônimo disse...

PMMG está querendo mostrar que essa fraude foi uma coisa simples, mas não é bem assim, até porque tem um CAPITÂO envolvido nisso e não é só o caso de "Montes Claros" que os candidatos estam reclamando, tem muita gente reclamando de condutas ilícitas de outras regiões também. Fico indignado porque pelo que me parece vai acabar em pizza, mas eu vou correr atras dos meus direitos, espero que façam o mesmo. Realmente se teve fraude não é justo continuar com o concurso.

Anônimo disse...

DIANTE DOS COMENTÁRIOS, ESPERO QUE ANULE O CONCURSO DANDO NOVAS CHANCES AOS JUSTOS...


OBRIGADO...

Anônimo disse...

aqui sera que vai ter a passeata la em bh para anular esse concurso?

Anônimo disse...

Para seu governo, temos. gente do mp ( ministerio publico) atuando intensamenti nesse caso. e com certeza vamos anular esse concurso. va ao mp e de sua queixa

Anônimo disse...

Sou da cidade de Belém do São Francisco-PE, que tem como distância de 1750 km para Belo Horizonte, e foi fazer a prova em Belo Horizonte e quando cheguei ao local da prova que foi no Bairro Boa Vista na Escola Estadual Carlos Góes não tinha nem um detector de metal e quando cheguei na sala o Sargento já estava com a prova na mesa fora do pacote e foi logo colocando na mesa de cada candidato. Eu acho que a justiça tem que ser feita, e deve anular estar prova por que tem mais gente que fraudou este concurso, eu cheguei à pontuação de passar para segunda etapa, mas com certeza não vou passar por que os que compraram os gabaritos com certeza vai ter a melhor nota, então a justiça seja feita e cancele este concurso para que estes oportunistas não queiram, mas fraudar. Por que a justiça pegou este, mas quem garante que não teve, mas então diante disto o correto é cancelar.
Então diante deste relato venho solicitar da Justiça Mineira que faça valer as leis e anule este concurso porque já estar virando quadrilha, se tem concurso em Pernambuco, Bahia, Alagoas, Ceara, tem fraude e agora até Minas Gerais tem fraude, então diante disto cancele este concurso porque só assim vai acabar com estas quadrilhas, Justiça seja feita por que os cidadãos não são palhaço, porque quem vai garantir que não tem mas gente aprovado que fraudou este concurso. justiça anule

Anônimo disse...

acertou porra nenhuma !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Anônimo disse...

Comigo aconteceu a mesma coisa o q posso fazer pra ir atras disso se tive como me informe por favor ficarei mto grato.

Anônimo disse...

eu não tirei a nota q precisava para passar para a segunda fase.sabe por q ?
_ porque eu estava trabalhando mt 12 hrs todos os dias , estudava no entervalo de cada cliente q saia da loja.
Não tive tempo e agora simplesmente compram o gabarito e passam! Isso não é justo!
Anulem!!! Não é essa a polícia q vamos pedir ajuda no 190.
Confesso sai do meu emprego e tenho mt tempo para estudar.Aqui em casa já tem 6 PMs e vou ser mais uma ,se a injustiça do governo não falar mais alto! Sargentos,Cabos e Soldados aqui em casa todos me apoiam inclusive a anulação e podem crer vou ser LINHA DE FRENTE ,NÃO DE CORRUPÇÃO.