Google+ Edital de Concurso Público: Inscrição OAB-FGV 2013 X Exame de Ordem Unificado a partir de 22/03

Inscrição OAB-FGV 2013 X Exame de Ordem Unificado a partir de 22/03

A inscrição no X Exame de Ordem Unificado da OAB ocorrerá no período de 22/03 a 09/04/2013, no endereço eletrônico  http://oab.fgv.br/, data em que será publicado o edital fixando as normas para aplicação da prova, que estará disponível no referido site e também na página http://www.oab.org.br/servicos/examedeordem.
A prova objetiva - 1.ª fase, deve ser aplicada em 28/04/2013 e a prova prático-profissional - 2.ª fase, está programada para 16/06/2013.
A FGV, que organizou o último exame, foi muito criticada por muitos pela má elaboração da última prova objetiva e pelo grau absurdo de dificuldade que teria criado, com perguntas dúbias, muitas pegadinhas e questões sobre conteúdos não ministrados em salas de aula.
A OAB também recebe muitas críticas, principalmente pelo fato de o examinado que reprova na segunda fase ter que repetir a primeira fase no exame seguinte.
Para muitos, com os quais concordo, a OAB não está preocupada com a qualidade dos cursos de Direito e muito menos com a qualidade dos futuros advogados. Utiliza o exame como uma reserva de mercado, para dificultar ao máximo que novos bacharéis  desempenhem a profissão e concorram com os que lá estão, inclusive membros da OAB.
Qual a sua posição sobre o tema? Concorda com as críticas à OAB? Deixe a sua opinião abaixo.




88 comentários:

Anônimo disse...

absurdo esta prova da oab...IX foi muito dificil, principalmente pq nao foram ministrados tais assunto no curso regular de direito nem nos cursinho...a ordem que mesmo é dificultar...muito indignada...

Anônimo disse...

virou um fabrica de dinheiro, no exame VIII a OAB arrecadou 28 milhões de reais, neste ultimo IX só aprovou menos de 20% dos candidatos. eu desafio muitos advogados a passarem nesses exames atuais
Andre , Garanhuns-PE

Anônimo disse...

Bom, não generalizo, mas tem médico que faz erros imperdoáveis com a vida das pessoas e só tem diploma da faculdade pra isso. Tem enfermeira que coloca sopa na veia das pessoas e só tem diploma do curso de enfermagem pra isso. Será que o advogado/bacharel em direito põe em risco de morte algumas pessoas? No máximo poderia fazer um erro; e mesmo assim acaba não tirando vida de ninguem e nem deixando com sequelas muitas vezes irreversíveis. Será que é só o curso de direito que precisa de exame para ser um profissional? O exame de ordem nao vai apontar quem é bom ou ruim, só vai expor quem sabe a teoria. Que nem sempre e, as vezes, nem de perto é igual a experiência. E a experiência só tem quem é advogado. E quem passa na OAB não tem experiência prática. A prova não resolve muita coisa e nem muitos erros profissionais.

Anônimo disse...

Acho que deve haver o exame de ordem sempre com grau de dificuldade sufiente para demonstrar conhecimento. Quem passa na 1ª fase deveria ter pelo menos o direito de fazer a 2ª fase por duas vezes. A OAB deveria criar um mecanismo obrigatório para manter o profissional advogado sempre atualizado, pelo menos a cada biênio.Isto porque entendo que o exame de ordem não atualiza o advogado para o resto de sua vida profissional.É no mínimo um descuido de qualquer classe profissional manter profissionais em atividade sem submetê-los a atualizações periódicas.

Anônimo disse...

Leocádio, sou bacharel em direito a um ano tento passar na ordem, e sempre vou para a segunda fase, acerto até 70% da peça, mas não consigo pontuar nas abertas, tenho curso de mediação e arbitragem e semanalmente coloco em prática, ajudando casais e pessoas a se entenderem e sirvo como voluntário, acredito eu que serei um bom advogado, mas a OAB não esta preocupada com isso ela esta interessada no meu dinheiro. Se alguem abrir a porta de uma sala do curso de direito e la conter 50 alunos e perguntar a esses alunos quantos de voces pretende advogar, podem ter certeza que somente 15% vai dizer que quer, então ha algo errado no conceito da OAB.

Anônimo disse...

esta prova foi realmente um absurdo, questões dúbias e mal elaboradas, isso é um caixa 2 literalmente falando, assuntos jamais vistos nas faculdades e nem em muitos cursinhos. Começando com o valor da inscrição R$ 200,00, estagiarios ja pagam anuidades altas, advogados um absurdo também, sinceramente não sei onde vai parar, ou seja tem muito bacharel ai que trabalham melhor que muitos advogados. A OAB precisa rever melhor muita coisa na elaboração dos exames, estamos nos sentindo vítima de mais uma máfia política e vendo a cada exame um sonho indo por agua abaixo..OAB QUEREMOS TRABALHAR TAMBÉM, afinal curso de Direito não é a distnacia, não são 02 anos e também não custa barato.

Anônimo disse...

A OAB, precisa ocupar seu verdadeiro lugar, qual seja, regular apenas a profissão de Advogado dentro da ética e de seu estatuto, bem como zelar pelos interesses da advocacia e nunca jamais ocupar a função que é EXCLUSIVA DO MEC. não cabe portanto à famigerada OAB, obstar o Direito constitucional do livre exercício da profissão como se fosse sua patente exclusiva. OAB não subsidisia ou se quer indeniza, 10 longos períodos de faculdade recheados de altas despesas, muito sacríficio e muitas noites de sono perdidas.OAB TEM QUE PARAR COM ESSA BABOSEIRA TODA, A DE CAMUFLAR SEU VERDADEIRO FIM QUAL SEJA PURAMENTE LUCRATIVO, À CUSTA DE MUITOS SONHOS PERDIDOS. BAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSTTTTTTTTTTTAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

Marcos disse...

Acredito que o Exame de Ordem é um mal necessário. Pois á um riso juridico por maus advogados no mercado, principalmente por existência das vagas reservadas ai 5º constitucional. Todavia a OAB vem utilizando o esse exame como fonte financeira, despreocupada com à análise de eficiencia dos candidatos e dos curso juridicos.
Defendo que o exame seja obrigatório porém que os valores das inscrições sejam módicos, pois desconheço uma taxa de tamanha monta em outros concursos. 200 paus é para lascar o bolso dos bachareis

Anônimo disse...

O exame da OAB atualmente É IMORAL, a maior serventia é para o bolso da OAB, uma inscrição por 200,00 é cobrada descaradamente enquanto os bolsos dos laranjas dos membros da OAB se fartam em milhões a nossas custas, que com dificuldade somos coagidos a pagar.
Os bachareis em Direito TEM que se unir e fazer um movimento nacional, para que o exame seja compatível com comos conhecimentos adquiridos em Faculdade e não sai SUBSTIMANDO-NOS e cada dia mais os larápios enriquecendo .

Anônimo disse...

Um absurdo...me preparei para a prova e não consegui os pontos necessarios para aprovação. Em civil das seis questões, cinco foram sobre contrato de compra e venda. Fiz uma vez a segunda etapa, pontuei 5,6 na prova e tenho a certeza que poderia ter sido aprovado pelo que fiz. Na verdade a prova da ordem virou comercio.

Anônimo disse...

UM ABSURDO,A OAB SE MANTEM AS CUSTAS DOS BACHAREIS (TROUXAS), IMAGINE Q CADA EXAME RENDA P ELES (ALGUEM LEVA) QUASE 30 MILHOES DE REAIS, APROVANDO EM MÉDIA 10% EM CADA EXAME, E A CADA SEMESTRE (EU DISSE SEMESTRE) AS FACULDADES LANÇAM MILHARES DE NOVOS BACHARÉIS, CONCLUINDO, VIROU UMA LOTERIA TRIMESTRAL P OAB, MAS AFINAL ESTAMOS NO B R A S I L, O PAIS DAS MARAVILHAS, DO DE FAZ DE CONTA. RSSS

Anônimo disse...

É realmente a oab so esta preocupada em faturar por isso faz com que os examinandos que são reprovados no exame da segunda fase, repitam a primeira fase, afinal são 200 reais para um numero muito grande de inscritos, é espantoso o lucro que a ordem tem com esse mercado de exames OAB, a final para que facilitar se pode complicar.....um absurdo e uma verganha.

Anônimo disse...

PREZADOS AMIGOS. O IX EXAME DE ORDEM MINISTRADO PELA FGV DEMONSTRA A FALTA DE RESPEITO COM TODOS OS BACHAREIS DE DIREITO, ONDE PODEMOS AFIRMAR E COM CERTEZA QUE INUMEROS ADVOGADOS, DOUTRINADORES, PROMOTORES E ATÉ MESMO JUIZES NÃO IRIAM LOGRAR EXITO NA APROVAÇÃO. (SERÁ QUE A FGV, PREPARA AS PROVAS A MANDO DA OAB?)!!! PODE ATE SER, PORÉM OS COFRES DA OAB, IMUNES DE TRIBUTOS CONTINUAM A ENGORDAR. PIOR AINDA, REPROVAR NA SEGUNDA FASE, TENDO QUE VOLTAR A ESTUDAR TODAS AS MATERIAS PARA PRÓXIMA PRIMEIRA FASE, TENDO QUE ARCAR COM NADA MENOS QUE R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS), ISSO SE NÃO TIVERMOS NOVIDADE COM ALTERAÇÃO DE PREÇO COM O SONHADO EDITAL QUE DEVE SER PUBLICADO DAQUI A ALGUNS INSTANTES. - NEM MESMO A OUVIDORIA DA OAB, PREZA DE RESPEITO COM OS BACHAREIS., QUE SIMPLESMENTE ARQUIVA UMA RECLAMAÇÃO SEM SE QUER SER PLAUSIVEL EM SUA RESPOSTA. MAS QUE SABE EM BREVE A CASA NÃO DESMORONA.... E OS PRESIDENTES DA OAB, SEJA DO DF E DEMAIS ESTADOS NAO PASSEM A SER JUSTOS REALMENTE, POIS UM DIA O JULGAMENTE DE DEUS IRA COBRA-LOS POR TODAS AS SUAS AÇÕES.

WAGNER.AR@IG.COM.BR

Anônimo disse...

Vergonhosa a atuação da OAB quando ao invés de possibilitar as chances, tem por apenas tolher e com isso garantir um cofre bem gordo. Olha só o nível. Dificldade pode aparecer, porém absurdos é de ser rechaçado.

Anônimo disse...

Concordo com as críticas, este exame é uma caixa de surpresa com questões mau elaborada e com grau absurdo de dificuldades, parece que eles querem primeiro que sejamos juízes ou promotores para depois sermos advogados. Mas absurdo maior ainda é ter que repetir a primeira fase depois de já ter sido aprovado uma uma vez.Já está passando da hora de se fazer justiça para os que precisam da sua carteira, pois ninguém tem tempo nem dinheiro a perder. Se isto é uma mal necessário repetir o exame uma vez aprovado é um mal a ser sanado.

Anônimo disse...

Me sinto envergonhado póis sei que estou sendo umilhado pela OAB, e nada posso fazer.

Unknown disse...

Além dos problemas acima narrados, gostaria de citar mais um. O péssimo desempenho do elaborador da prova da segunda etapa. Peguem a última prova de penal para ver o absurdo que foi a peça. Nem os professores de cursinhos conseguiram entrar em sintonia sobre que peça estavam pedindo. Uma loucura.

Unknown disse...

Mas não sou contra exame, desde que, sejam coerente em relação a disciplina abordada.

Unknown disse...

Além dos problemas acima narrados, gostaria de citar mais um. O péssimo desempenho do elaborador da prova da segunda etapa. Peguem a última prova de penal para ver o absurdo que foi a peça. Nem os professores de cursinhos conseguiram entrar em sintonia sobre que peça estavam pedindo. Uma loucura.

Anônimo disse...

FGV até quando???? O espirito mercantili$$ta da OAB fica mais evidente qd as correções da 2ª etapa demonstram que pessoas despreparadas corrigem (será ?) nas cochas as provas... pois demonstram total incoerência, pontuando um colega com a questão identica e não pontuando o outro. Por quem passa na 1ª fase tem que repetí-la se reprovado na 2ª etapa???Para cobrar mais duzentim.
Deveria ser igua carteira de motorista, vai fazendo por parte dentro de um período X...mais justo e menos extressante para os bacharéis.

ULISSES DINIZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ULISSES DINIZ disse...

Quem reclama da prova da ordem, na maioria das vezes não passou, no entanto além da OAB o CREA, CFM, entre outros conselhos deveriam aplicar prova também. Dessa forma, evitaríamos grande parte dos erros médicos e dos projetos absurdos que são feitos por engenheiros de péssima qualidade.
Se a OAB, quisesse só arrecadação, não faria sentido o exame, pois a anuidade de um advogado é muito mais cara do que as taxas de inscrição.
Quanto a reserva de mercado, acho que existe sim, mas do jeito que estão os estudantes de direito, se não tivesse, teria advogado pagando para trabalhar, pois afinal, se não conseguiu passar na prova vai conseguir fazer o que? Só resta trabalhar de graça. Infelizmente os estudantes que reclamam, deveriam perder mais tempo estudando do que tentando encontrar meios de enganar a população se afirmando capazes de advogar.

Anônimo disse...

Não sou contra o exame ,porém concordo que, no que tange ao aproveitamento da 1ª fase deveria ocrrer, pelo menos em determinado período, que poderia ser do mesmo ano por exemplo, já que acontecem vários exames da ordem em um ano.
Acho que dificultar o ingresso no quadro de profissionais, com a difculdade financeira,não dita se os que conseguem entrar estão ou não mais qualificados para atuar, pq só a prática realmente deixa clara sua qualificação,antes acaba criando uma exclusão social, pq quem pode financeiramente faz 1 ,2 até dez provas, e quem não tem recursos, as vezes tem potencial, e não pode fazer aprova sem prejudicar o sustento dos seus, e fica bloqueado na sua atuação, que poderia dignificar os quadros da Ordem


























Anônimo disse...

Concordo em pleno teor, com a matéria exposta ! Não se avalia qum é bom ou ruim, por conhecimentos teóricos a que se submetem os concorrentes.

Anônimo disse...

É preciso que se faça uma campanha para que este exame seja realizado numa só etapa. É só diminuir o número de questões objetivas e incluir as questões abertas juntamente com uma peça. É realmente um absurdo submeter-se a duas etapas e, além do mais, ter que repetir a 1ª etapa caso seja reprovado na 2ª. Só no Brasil é que se ver estes absurdos. O pior é vê o "povinho" aceitar tudo isto numa boa sem, reclamar...êta povo fácil de manobrar...Aff

Teresa Brito disse...

A impressão que tive nesse último exame da ordem é que colocaram um olheiro em cada curso para saber o que estava sendo admnistrado e por conseguinte os temas prováveis que poderiam cair no exame da ordem , pois é inconcebível que um curso de renome como lfg não possa acertar os temas abordados no exame da ordem. fica meu protesto , pois não podemos medir conhecimento em cima de pegadinhas e dúbio entendimento , questões mal elaboradas que nos levam a erros. se querem medir nosso conhecimento creio que o mais víável seria analisarmos um caso concreto e darmos nosso parecer. Isso é uma vergonha !!!! o exame da ordem perdeu o verdadeiro sentido!!!!!

Anônimo disse...

Um verdadeiro ABSURDO e falta de respeito. Aliás, a OAB é ou está se tornando um comércio? PQP!

Anônimo disse...

Voce esta equivocado.

Anônimo disse...

concordo plenamente com os comentarios acima. OAB está se tornando uma caixa de mercado . Onde os beneficiados estão sendo somente os membros integrantes das caixas de assistencia aos advogados. Concordo qdo dizem que é injusto o candidato que consegue passar na 1ª fase , precise repetir novamente a mesma.Precisam rever seus conceitos e modos de analisarem os futuros profissionais da àrea.Cinco anos numa cadeira de sala de aula , inúmeras avaliações realizadas ,estágios feitos , e tudo isso para sairmos da Faculdade e ainda sim sermos subjulgados por uma prova que não medirá a capacidade de atuação de um candidato. Pois inumeras áreas de atuação são cobradas , sendo que bons advogados escolhem cada qual a sua área de atuação.Injusto que se saiba de todos os conteúdos de todas as disciplinas cobradas, sendo que a grande maioria de Advogados já formados e renomados a longo tempo, sempre falam a seus clientes quando não são de sua alçada, que procurem um advogado especialista no caso em questão.:-"Não é de minha alçada, portanto gostaria de lhe indicar um colega de profissão que é especialista no seu caso , e poderá melhor lhe atender"
QUEM JÁ OUVIU ESTA FRASE?

Anônimo disse...

Me esqueci de dizer que de objetiva a prova não tem nada . Uma prova capciosa e com tantos peguinhas não mede competência . Os problemas da vida real são também reais, precisando de soluções também reais e práticas. As pessoas não tem tempo a perder.Time is money. Além do mais qual problema júrico é resolvido com 5 horas de prazo para os tramites jurídicos?

Anônimo disse...

SOU ESTUDANTE DE DIREITO E PENSO QUE A OAB ESTÁ CORRETÍSSIMA EM DIFICULTAR AS PROVAS, POIS JÁ TEMOS MUITOS PROFISSIONAIS DE MERDA NO MERCADO E SE TODOS OS PROFISSIONAIS DOS OUTROS CURSOS TIVESSEM QUE ENFRENTAR UMA PROVA COM O GRAU DE DIFICULDADE DA OAB, TALVEZ TERÍAMOS MENOS PROFISSIONAIS DESCOMPROMETIDOS COM A PROFISSÃO QUE ESCOLHEU PARA ATUAR.

Anônimo disse...

Todos os bachareis de direito temos que nos reunir e fazer uma grande passeata contra esse absurdo de inscrição equiparado ao valor cobrado de um concurso de magistratura.

Anônimo disse...

Puro comercio. concordo plenamente com o editor de tal matéria, querem restringir o mercado com medo da nova concorrência, o que não tem nada a ver, pois só os advogados competentes se destacarão no mercado. Hoje o que vemos são inúmeros portadores de OAB e não advogados competentes.

Anônimo disse...

Caro colega, não é uma prova decoreba que vai destacar o bom ou o mau advogado e sim o dia a dia. Faça os cálculos de quanto a OAB arrecada em cada exame e verá que é só comércio, somente neste exame foram arrecadados mais de 110 mil reais. Se querem manter uma prova absurda dessas sem almejar lucro, deveria então para o candidato que vai prestar pela primeira vez, não cobrar, e aí sim se reprovado fazer a cobrança em uma segunda tentativa.

Anônimo disse...

E mais, voce mudará de opinião quando for prestar a sua e espero que não aconteça, mas se não passar entenderá a indignação da maioria dos colegas que estão prestando e sendo reprovados.

Anônimo disse...

concordo

Anônimo disse...

PASSEI NA SEGUNDA FASE DO VIII EXAME,ENTRETANTO,A BANCA ERRONEAMENTE ME REPROVOU,O PIOR É A JUSTIFICATIVA QUE ELES DÃO PRA TE SACANEAR É O VERDADEIRO CIRCO ONDE OS BACHAREIS SÃO OS PALHAÇOS,PAGAMOS PRA ALEGRIA DELES.

Anônimo disse...

É ULISSES,,O LANCE NÃO É O EXAME.. É O PREÇO.. É AS CONDIÇÕES.. 200 REAIS É MUITO GRANA..A CORREÇÃO DELES PARA SEGUNDA FASE É COMPLETAMENTE SEM SENTINDO.. TE MOMENTOS QUE ELE NEM DÃO OS PONTOS QUE VC. CONSEGUIU..EX.: VC. COLOCA O VALOR DA CAUSA, ELES NÃO SOMAM COM O VALOR D CAUSA.. DAÍ VC. ENTRA COM O RECURSO.. FICA DIAS ESPERANDO UMA RESPOSTA DE UMA COISA QUE VC, SABE QUE ACERTOU..ENFIM.. ELES NÃO TEM RESPEITO PELOS BACHAREIS..

Anônimo disse...

Realmente, existe vários pontos a serem discutidos. Para começar, o bacharel em Direito só está habilitado a atuar no mercado como advogado se tiver aprovação no exame da ordem. No meu ponto de vista, quem é aprovado no exame não tem a credencial de ser um profissional vitorioso, já que é a idéia de reserva de mercado e que vejo isto como uma cortina de fumaça. Em todo segmento iremos encontrar todo o tipo de profissional, o bom, o mal, o anti-ético; etc. Diferentemente de outras profissões como médicos, engenheiros, administradores, contadores, e demais, o profissional da área não necessita passar por essa MARATONA para entrar no mercado de trabalho.
Em segundo lugar, temos o que toca a arrecadação que a OAB tem em cada exame realizado. É realmente uma mina de ouro, e a fonte secando muita gente vai reclamar. Talvez uma forma de forçar a OAB rever sobre esse assunto seria um BOICOTE ao exame da ordem até termos um PROCESSO JUSTO.

Anônimo disse...

Caros colegas portadores de um mero diploma de Direito,infelizmente eu também sou um dos muito indignados com a postura adotada pelo exame de ordem,onde fica claro o objetivo de reprovação em massa. O interesse é Dinheiro!!! Enquanto isso milhares de bacharelados vão sendo humilhados mediante essa pocaria desse exame, que por sua vez visa a desistimulação de muitos candidatos e que pelo outro lado gera a busca incasavel daqueles que continuam insistindo em fazer suas inscrições três vezes ao ano,deixando um valor ate maior que anuidade cobrada por esse orgão.

Anônimo disse...

Caro amigo Ulisses, a prova mais clara de que voce está equivocado, è que o exame jà acontece a muito tempo e existem por aí tantos advogados ruins. Na verdade,o contole de qualidade deve ser observado no decorrer do curso e com uma melhor fiscalização às instituiçôes de ensino.

Anônimo disse...

A IOB está oferecendo cursos preparatórios para OAB e concursos públicos com até 30 dias grátis (test drive)
http://www.iobconcursos.com/promocao/001500

Anônimo disse...

No passado a prova não era tão dificil, e nem por isso deixamos de ter excelentes profissionais no mercado, o que resta saber qual o valor da anuidade da OAB, 3 exames ao ano custa muito mais, porem os numeros falam por sí só, 118.000 mil inscritos 16% de aprovação 1ª fase e na segunda onde querem chegar....??????

Anônimo disse...

O amigo, vai estudar mais e reclamar menos.

Anônimo disse...

Prezados Colegas,

Ao ler os comentários acima pude observar os inúmeros erros de português cometidos: problemas de pontuação, de regência verbal, de colocação de prenomes, emprego do verbo haver...

Sugiro a todos os bacharéis que têm realizado as provas para ingresso na OAB que estudem também a Língua Portuguesa.

Não me levem a mal, mas a profissão exige pleno domínio da Língua Portuguesa.

Bom estudo a todos e boa sorte na próxima prova!

Anônimo disse...

Se eu contar que houve duplicidade de pagamento, há um ano, de boleto para a inscrição do exame de ordem... Fiz tudo como disseram que eu deveria fazer, mas, NUNCA me retonaram! Antes, me atendiam... Agora, ninguém mais quer me responder. Tudo porque não querem me devolver R$ 200,00. Pra completar, na 2• etapa da referida prova, "me deram" nota 5,4, sendo que, dentre outras questões a serem re-revisadas, eu respondi uma questão que valia 0.60 décimos, de forma idêntica ao que eles chamam de padrão de resposta! I-D-Ê-N-T-I-C-A!!! Não me deram o que era Meu de fato e de direito!

Dawison disse...

O questão é o seguinte, se todos aqui que postaram seu comentários e que são contra o exame da ordem, se juntasse as forças, buscariamos junto ao legislador alguma mudanças. Porem quando os bachareis logram exito e consegue a carteira da oab, esquece que foram bachareis e mudam completamente o ponto de vista. Chega ao ponto de dizer que tal lei é imutavél...

Anônimo disse...


concordo com vc...

Anônimo disse...

Estudante de direito não sabe o que é a oab na real, so sabe qdo se forma, qdo começam as cobranças da familia, amigos...e qdo vc tem q trabalhar para garantir o sustento...vai trabalhar de que? em que? escritorio juridico? não querido!!! vc ja não é nem estagiario nem tem a oab para ser advogado, vc é simplesmente um bacharel que tem q aceitar qualquer coisa para garantir o sustento da familia, to indo para o meu 5 exame, fiz o primeiro ainda no 9º periodo não passei, fiz o 2º exame no 10 periodo, com formatura e tcc, mas passei na 1ª fase porem meu filho teve pneumonia, eu nem exitei em preferir cuidar dele do que estudar p oab. entao, perdi, fiz o 3º exame...todos falavam se passou em um vai passar nesse tb! bombaaa... não passei... fiz outro, esse ultimo IX pior prova que fiz não consegui nem 30 pontos...e mais uma vez vou tentar, mas to tão decepcionada que não sei se faço agora ou no final do ano. Isso é a minha historia com a oab, cada um tem a sua e sabe o q passa então não vem falar o que é certo ou errado, deixa vc terminar a faculdade primeiro, mas ja termina advogado pq se não...vc será um simples e nada bacharel como nós.

Anônimo disse...

No BraZiu td é uma vergonha e claro que a OAB não poderia ficar de fora...

Anônimo disse...

Vc é um otário.....deveria respeitar esse espaço de discussão, onde colegas estão aflitos tentando seguir com suas carreiras e melhorar o seu status atual. tenho certeza que vc é daqueles que nunca pagou a sua faculdade, deve ser um filhinho de papai desses que vemos por aí....já passei no exame e tenho colegas que tiveram um escore bem maior que o meu na Graduação e ainda não passaram...esse exame não serve para nada na vida real....ah! essa é a minha 3ª graduação, sou servidor do MJ a 20 anos....e já vi gente como vc cair bem do alto e não ter ninguém para te apoiar...um conselho mude a sua concepção de vida enquanto é cedo.

Anônimo disse...

Concordo com todos os comentários, não consigo entender o porque de tanta dificuldade, pois estudamos os 5 anos e com certeza adquirimos conhecimentos tambem. Mas aqueles que detem o controle da OAB (galinha dos ovos de ouro) fazem questão de dificultar cada vez mais. Será porque? Não é admissivel o grau de dificuldade das provas aplicadas. E ainda, uma vez aprovado na 1ª fase, porque ter que voltar a pagar tudo de novo e refazer a prova? Ta na hora de a OAB rever a forma de aprovação. E porque só a OAB tem isso e outros cursos não?
Será que é a fatia mais gotda do mercado de trabalho?

Anônimo disse...

isso tudo é questao de reserva de mercado mesmo, pois trabalho a tres anos como estagiaria e ja fiz 04 provas e em duas fui para segunda fase e nas duas fiquei com 5,95 e, mesmo recorrendo eles nao revisaram os meus pontos. É uma vergonha o que acontece.

Anônimo disse...

Por favor, não se acentua "pois" e se escreve humilhado. Me perdoe, mas dessa forma terá que estudar um pouco mais da língua portuguesa!

Anônimo disse...

pq nao fazem passeatas na frente do congresso e governadorias de sao paulo, os ciclistas consiguiram serem atendidos, vcs sao tao idiotas que nem si unem pelos mesmos direitos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, piada vcs, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem mesmo que si ferrarem, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

negócio, balcao di negócios, multiplica esse valor de 200 reais pra cada cem mil bachareis, pq poem em evidencia as faculdades, conversa fiada, nao engulo isso,por mais mercantilista que seja uma universidade, paga, tem professores, e esses nao teem pós graduaçao, mestrado e tb doutorado? entao os professores e MEC , sao errados? ou a sociedade é cega? algo errado tem, lõgico que a OAB, NAO QUER MAIS PROFISSIONAIS, NÉ? DEIXEM DE SER BURROS... ESTUDAM TANTO E NAO SI VEEM NO MERCADO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK COMPRA OAB, COMPRA, PQ QUEM TEM COMPRA IGUAL AS VAGAS DA MEDICINA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

ENTENDA, A PROVA É FEITA PRA PEGAR VC, LOGO, VCS TAO NERVOSOS, LOGO NAO PASSAM PQ, É PURA PEGADINHA, E MAIS, AUMENTARAM AS PERGUNTAS, OLHA O TAM DO TEXTO PRA QUEM VAI FAZER UMA PROVA , NEM PRA CONCURSO DE JUIZ ´ É TAO EXIGIDA O TEXTO LONGO, O MEC DEVERIA ELABORAR, MAS NAO CONFIO,POIS, TB LA TEM OS VENDIDOS E OS COMPRADOS, ALEGAM Q É PRA PROTEGER A SOCIEDADE, PQ NAO NOS PROTEGEM DOS POLITICOS BANDIDOS QUE ROUBAM A NAÇAO HA ANOS, ISSO NINGUEM VÊ? MAS PRA EDUCAR E DESEMPREGAR BACHAREIS Q SI MATARAM, PRESTARAM VESTIBULAR, PQ NINGUEM INGRESSA NESSAS FACULDADES SEM TEREM FEITO UMA PROVA NÉ? POR MAIS CAPITALISTA A UNIVERSIDADE PAGA TEM UM CRITERIO DI APROVAÇAO E PROFESSORES RIGOROSOS, SEMPRE ESCAPA UM ALUNO MAL INTENCIONADO, MAS ISSO É EM TODAS ÁREAS DO PROFISSIONALISMO, GENTEM SOMOS INTELECTUAIS, NAO IDIOTAS, NAO SOU BESTA, QUEREM FAZER O POVO DE BESTA, EXISTE UMA MÁFIA DE CURSINHOS, DE UNIVERSIDADES E DE MESMO ESCOLAS, SE A USP FOSSE PAGA, NAO TERIA ISSO, ELES FAZEM PROVAS ATÉ POR FAX, E TEM MAIS, O LUTZ ADOLFO LUTZ TEM GENTE RENOMADA LA, QUE PRESTOU CONCURSO TEM MAIS ERROS DE PORTUGUES E NAO SABEM NEM REDIGIR, E SAO DA USP, CORRIGI PROVAS SEI DO QUE FALO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ME POUPA NÉ. VAO TIRAR O SARRO DE OUTROS, PQ ISSO NAO COLA MAIS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SÓ RINDO.... MERCADO DE LIVROS, E CURSINHOS, EQTO EXISTIR A MAFIA E GRANA TAO ENRIQUECENDO...KKKKKKKKKK

Anônimo disse...

A OAB, NEM MESMO TEM OS PREDIOS DELES, TAO COMPRANDO COM A GRANA DOS ESTUDANTES POBRES, KKKKKKKK, NO BRASIL EXISTE MERCADO SAO 200 M ILHOES DE MORADORES, E, MAIS NAO DA PRA DIVIDIR O MERCADO, DO QUE TEMEM OS DOUTORES? DE QUE SEJAM DESBANCADOS, PQ, NAO MOSTRAM OS VENDEDORES DE PROVAS NOS CURSINHOS? PQ NAO FALAM E ABREM AI, OS MAUS ADVOGADOS QUE ROUBAM TRABALHADORES? PQ NAO MOSTRAM E CAÇAM ESSES LADRAS DA SOCIEDADE? TEM Q TER ÉTICA ISSO NAO TEM NO SISTEMA, QUEREM SEREM MAIS QUE UM PARTIDO POLITICO, OS MEDICOS LIDAM COM VIDAS E O MEC NAO CAI EM CIMA, MAS DE ALUNOS SIM, EXIGEM, TCC PRA Q? PRA ENFEITAR, A UNIVERSIDADE, PQ EXIGEM ESTAGIOS, PQ SÓ A OAB TEM Q GANHAR, OU MINISTRAR ESTAGIOS, QUE SE RETIREM OS PROFESSORES DE DIREITO, QUE A OAB MINISTRE AULAS, NAO ERA ASSIM ANTIGAMENTE? O CARA SI FORMAVA NA UNIVERSIDADE NEM PROVA FAZIAM E IAM A OAB DAR A CARTEIRA NA UNIVERSIDADE COM O DIPLOMA, PQ LA NA BELGICA TEM O QUE É APADRINHADO DA OAB DELES E NO BRASIL NAO TEM, AI PERGUNTAM PRO JUIZ DI LA O APADRINHADO UMA PERGUNTA RIDICULA PRA APROVAR, MAS PRA QUEM VEM DE ESCADA, NAO, PERGUNTA UMA DIFICIL, PQ?GRANA MEU POVO, GRANA

Anônimo disse...

VEJAM VCS QUE A MÁFIA DO DIREITO É TAO GRANDE, ENVOLVENDO ESSE MUNDO JURÍDICO, PQ NAO QUEREM OS FORMADOS DO ENEM, PQ VEM DA POBREZA, VEM DO GUETO, VEM DA CLASSE E, QUE TAO ESTUDANDO, VEM DOS NEGROS, ME IMPRESSIONA ISSO, PQ DIZEM QUE NAO SAO RACISTAS MAS O QUE FAZEM? ISSO NAO É DISCRIMINAÇAO ANTE O PROFISSIONAL BACHAREL QUE MNEM MESMO OS CONCURSOS PUBLICOS ESTAO EXIGINDO PRA, PROCURADOR, E PRA PRA DEFENSOR PÚBLICO OAB, ISSO NAO É DISCRIMINAÇAO? ME POUPA, GENTE, ISSO TA MUITO ERRADO, E NINGUEM TOMA PROVIDENCIAS? QUE TIPO DE GENTE É ESSA QUE DIZ DEFENDER DIREITOS SE PRIVAM O POVO ESTUDANTE DO BRASIL DI DIREITOS COMO O DE TRABALHAR, TODOS TEM FAMILIAS E FILHOS PRA SI SUSTENTAREM, ACHO QUE O MERCADO REGULA OS MAUS PROFISSIONAIS, SIMPLES, NÉ?

Anônimo disse...

ACHO QUE O GOVERNO E MEC DEVERIAM ATENDER O POVO, REGULAMENTAR ESSA TAL PROVA DA OAB, DO JEITO QUE ESTA NAO PRA PRA CONTINUAR, QUE SEJAM ELABORADAS PELO MEC, DAI QUERO VER O POVO RECLAMAR, TEM QUE SE TER, CLAREZA, EQTO ISSO, O POVO SOFRE. E MAIS A PROFISSAO DI ADVOGADO VIROU SEGUNDA OPÇAO PRA FORMADOS EM ENGENHARIA, PRA ENFERMEIROS, PRA AEROMOÇAS, PRA CONTADORES, DENTISTAS, E GEOLOGOS INCLUSIVE MESMO JORNALISTAS, VOCE OU É CEM POR CENTO EM UMA PROFISSAO OU É RUIM NA QUE VC JA TEM, SIMPLES, FAÇA UM QUESTIONARIO E VERAO, QUE E O POR QUE DE QUE ESTEJAM TAO ENTUPIDOS OS CONCURSO PRA OAB, SÓI RINDO

Anônimo disse...

ainda bem que sou formada em administraçao, nao tenho que sofrer como esses coitados, meu primo é engneheiro e recebeu o crea no dia que recebeu o diploma, na colaçao di grau, enquanto isso, os coitados dos bachareis, sofrem, acho um absurdo isso!!!

Anônimo disse...

eu tenho filhos, e NUNCA VOU DEIXAR MEU FILHO PRESTAR PRA ESSA DROGA DE DIREITO, EU FAÇO CAMPANHA CONTRA A MAFIA OABANA, nao tenho condiçao de investir numa carreira e ver meu filho desempregado por pessoas que SI DIZEM ACIMA DA LEI, que querem direitos SÓ PRA ESSA ORGANIZAÇAO, nao posso, deixar meu filho ou parentes meus estudarem, pois por mais idiota como sou, pois nao tenho faculdade, sei da oit, organizaçao internacional do trabalho, esse país não respeita os acordos internacionais, pois privam do direito humano de trabalhar com dignidade, isso sim, ele fará um curso de contador mas nao de direito, DEUS ME LIVRE, ESTAO SUJOS NA SOCIEDADE, NAO ADIANTA VIR LINDOS ENFEITADOS COM GRAVATAS, MAS VOCES SI SUJAM, POIS LEMOS JORNAIS. SOMOS MULHRES MAS NAO SOMOS CEGAS E MUITO MENOS BESTAS...

Anônimo disse...

é a coisa ta preta pra o povo da oab, tao desacreditados, kkkkkkkkkkkkkkk isso que fazem cavaram um poço que nem mesmo a sociedade acredita mais na MENTIRA, A BOMBA TA ESTOURANDO...

Anônimo disse...

a oab nao quer, advogados, ela quer professores de portugues, né? vejam o comentario acima, kkkkkkkkkkkkk,é di matar.sendo que eles copiam as peças do computador, nem sequer escrevem a mao, tem tudo pronto até mesmo julgados, incrivel e vem nego corrigir num país que tem 2% que chegam a universidade sao tudo analfabetos? isso nao é provincia mais, é país liberto mas ainda tem os carteis que mandam, si cuidem, pois temos os donos das profissoes eia ai, pra todos verem

Anônimo disse...

aque ponto si chega, os estudantes, eqto existir os mais fortes pobres nao tem acesso, pois vc entra na universidade e nao pode atuar, pois acharam um jeito de brecar a pobraiada, isso si chama CORTE SOCIAL, ESTAO CORTANDO, MESMO PROIBINDO O PROFISSIONAL DE TRABALHAR, ENFERMEIRAS DAO INJEÇOES DE LEITE NAS VEIAS DE PACIENTES, MEDICAS MATANDO NA UTI, E POR AI VAI INDO, EQTO ISSO O POVO NAO TRABALHA, ALGUEM TEM QUE TOMAR PROVIDENCIAS.. DO JEITO QUE ESTA NAO DÁ, TEM QUE SE TER CPI NA OAB..OU SER GRATIZ OS TAIS EXAMES..

Anônimo disse...

sou a favor de que o exame seja gratuíto e com fiscalizaçao do MEC!!!ai sim, veremos credibilidade!!!

Anônimo disse...

virou um fabrica de dinheiro, no exame VIII a OAB arrecadou 28 milhões de reais, neste ultimo IX só aprovou menos de 20% dos candidatos. eu desafio muitos advogados a passarem nesses exames atuais. NOSSA ANDRE EU LI SEU COMENTARIO, ATÉ MINHA MAE, ACHOU ISSO, LAVAGEM DI DINHEIRO, PRA ONDE VAO TANTA GRANA??? E NEM UNIVERSIDADES TEM DIREITO???? CREDO, QUERO MINHA PARTE TAMBÉM!!!!

Anônimo disse...

A oab aumentando claramente a dificuldade da prova para fazer reserva de mercado e os trouxas da imprensa achando que foi a qualidade do ensino que piorou. Até nas universidades de ponta piorou?

Anônimo disse...

COMPRA O RESULTADO, JÁ TEM NEGO VENDENDO NO MERCADO NEGRO POR 50 MIL OS RESULTADOS, E TEM MUITA GENTE AI COM INSCRIÇAO E NEM SABE ADVOGAR, RSRSRRSRS TEM UMA LOIRA Q EU CONHEÇO, FICAVA NOS BARZINHOS E TA COM A DITA INSCRIÇAO DA OAB NA MAO, DORMIU COM UM CARA IMPORTANTE AI, E TA COM ISSO, RSRSRRSRS DORME VC TB, KKKKKKKK ACHA PQ TANTA EXIGENCIA EM CURSOS, NAO PORTER PALMITOP, LEP, RELOGIOS E QQR OBJETO ELETRONICO, NEM O CONTROLE DO CARRO, E PQ PEGAM SUA DIGITAL?
NAO É TAO ATOA, TEM MUITA FRAUDE, RSRSRRS

Anônimo disse...

concordo com você, eu ja fui para segunda fase duas vezes, mas não consigo ser aprovada,trabalho em escritório de advocacia inclusive sou sócia, tenho esperiência, pois pratico todos os dias estou sempre estudando, é muito triste estudar, estudar e não poder exercer a profissão, infelizmente agora é assim, só é advogado quem consseguir a oab, ninguém vai mudar isso.

Anônimo disse...

verdade, lembram quando tinha só 50 questões objetivas, se o bacharel acertasse 21 aredondava para 25, era aprovado, nem existia segunda fase, isso sim poderia continuar, era facil ser aprovado, mas os mercenários não gostaram e dificultaram cada vez mais e mais, fazer o que,vamos estudar pessoal.

Anônimo disse...

verdade,disse tudo.

Anônimo disse...

Por que em vez de submeter os bacharéis a esse maldito exame, a OAB, em parceria com o MEC, não passa a fiscalizar o nível dos cursos oferecidos no mercado? Hoje frequentar uma universidade pública é inviável, sobretudo com as cotas, por si só discriminatórias. Com a carga tributária que se tem neste país, é indiscutível a obrigação de o governo oferecer ensino de qualidade e em um número de instituições que atenda ao número de pessoas que buscam formação superior (na teoria bela, um direito garantido!). Pois bem, o indivíduo, a própria família, sacrifica-se para pagar um curso particular (independente dos Prounis da vida) e, quando conclui o curso, obstam-lhe o exercício da profissão por não conseguir aprovação nessa maldita prova. Culpa de quem? Do bacharel que não dominou o conteúdo a que deveria se ater? Dos organizadores que elaboram provas cheias de pegadinha, a que os que os próprios advogados já atuantes não seriam capazes de responder? Do MEC que não fiscaliza devidamente a qualidade dos cursos, cujo funcionamento ele próprio autorizou? Exige-se uma quantidade de mestres e doutores no corpo docente, mas será que estes se preocupam com o futuro dos jovens em formação? Certamente que não, os resultados da avaliação bem o comprovam. Em tempos nem tão remotos, os bacharéis não eram submetidos a provas com o nível de dificuldades que se tem atualmente. A avaliação era de um simplismo admirável. Inexperientes, adentravam ao mercado e iam construindo um nome que passava a ser respeitado pela competência profissional demonstrada. E muitos, pela própria inoperância, não conseguiam um lugar ao sol, ou seja, o próprio mercado de trabalho sempre se encarregou de selecionar os bons profissionais. Face ao exposto, resta-nos a dúvida: o propósito é de fato uma avaliação, ou nos deparamos com um mal que não se pode desfazer? O que obsta a mudanças? O impediente talvez seja o modo de ser do brasileiro: ainda é um povo pacato e movido pela esperança de dias melhores...

Anônimo disse...

Concordo com a indignacao de muitos que aqui postaram, sei qua a OAB esta dificultando cada vez mais o acesso dos bachareis a incricao, mas e mesmo a reserva de mercado, foi liberado chancelas de faculdade de direito sem o minimo de controle na decada de 90, inflando a sociedade de advogados, o que vem hoje em dia barateando os servicos desses profossionais, tem que haver uma diminuicao drastica do numero de advogados no mercado, fiz a prova duas vezes, o VIII e IX exame, passei neste ultimo, e realmente esta ultima prova foi mais dificil, eles dificultam e mantem um padrao de resposta que chega a ser uma loteria para acertar, mas mesmo quando fui reprovada eu fiquei contra a prova. Acreditem e para nosso proprio bem. Desculpem a falta dos acento e que fiz o comentario no celular e fica ruim de usar acetuacao.

Anônimo disse...

Continuando o comentario de cima,quis dizer que nao fiquei contra a prova quando fui reprovada.

Anônimo disse...

A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS ESTÁ TORCENDO PARA HAVER UMA MUDANÇA NESSE CRITÉRIO DE INGRESSO NA OAB, DA MANEIRA QUE É HOJE NÃO ESTAMOS SELECIONANDO EXATAMENTE OS MELHORES BACHARÉIS PARA EXERCER O OFÍCIO. EU CONHECO MUITOS QUE PODERIAM ESTAR EXERCENDO PLENAMENTE A PROFISSÃO E NÃO ESTÃO PELO GRAU DE DIFICULDADE NAS DUAS FASES DO EXAME DE ORDEM. TAMBEM VEJO MUITOS QUE SÃO APROVADOS E NÃO TEM UM MÍNIMO DE PREPARO E FINDAM NÃO EXERCENDO A ADVOCACIA, COM ISSO ACREDITO QUE POSSA HAVER UM MEIO TERMO PORQUE DESSA FORMA FICA PATENTE QUE A QUESTÃO É MERAMENTE FINANCEIRA OU SEJA COM ESSES MILHÕES QUE SÃO ARRECADADOS É MELHOR DEIXAR COMO ESTÁ."PRA QUE MEXER EM TIME QUE TÁ GANHANDO".

Anônimo disse...

Perdi a inscrição... confiei na noticia acime e não confirmei no site da fgv e perdi a data... A inscrição terminou ontem e não hoje como o noticiado.

Anônimo disse...

Diante de tantos comentários, o mínimo que a OAB deveria fazer pelos bacharéis era pressionar a FGV a fazer as provas com o conteúdo das faculdades de direitos daquilo que realmente é aprendido em 5 anos, e todo bacharel que passar na 1ª fase fazer somente a 2ª fase, pois o bacharel passou na 1ª e tem que fazer novamente isso é um absurdoooooooooooooo. ou todos os bacharéis deixarem de fazer o exame um ano para ver o furo de caixa deles.

Anônimo disse...

Li uma prova do exame em que a questão de penal versava sobre uma intriga que gerou uma agressão e um dos envolvidos deu cinco tiros na cabeça do outro e a resposta apresentada era lesão corporal gravíssima. Pois bem, cinco tiros na cabeça, o agressor queria o resultado morte. Eu entendo como sendo uma tentativa de homicídio.
E vc bacharel meu colega.
O que vc acha

Anônimo disse...

Caros colegas bachareis em direito, absurda é o nivel de exigencia nas provas aplicadas pela FGV, com o aval da OAB. Acho que o MEC, é o orgão competente para medir o nivel de aprendisado dos formandos. Hoje ja somos uma classe numerosa, e enquanto estivermos so reclamando, não vai ser mudado nada. Esta na hora de irmos para as ruas, fazermos um grande movimento neste país, exigindo a mudanca da Lei, para que nos liberte deste cabresto que a OAB nos colocou.

anonima disse...

enquanto você escrever humilhado desse jeito, vai continuar sendo humilhado mesmo pela oab

anonima disse...

Sofrem, porque nao estudam, eu sou advogada só passei na ordem quando resolví estudar de verdade!

anonima disse...

Si dizem. si sujam que horror!!!! como vai conseguir educar seu filho assim???melhor ele fazer Direito mesmo senão for um bom advogado pelo menos vai aprender o portugues.kkkkk

anonima disse...

Você tem razão! Nesses comentários se Lê cada uma!!!! e muitos ainda querem ser advogados! Vão primeiro aprender o português!pronto!! falei!!!

anonima disse...

MEC!!! credibilidade???kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Escrevendo "experiência" desse jeito não vai passar nunca!!!

Anônimo disse...

PELO CÓDIGO DE ÉTICA DO ADVOGADO, VOCÊ NÃO PODE SER SÓCIA SEM TER OAB.

Unknown disse...

É uma Injustiça a pessoa passa na primeira fase e não na segunda;e depois ter que repetir a primeira porque? será, se é por causa da taxa de 200 reais? FICA NO AR