Google+ Edital de Concurso Público: Informações sobre a prova de redação e língua estrangeira do Enem 2012

Informações sobre a prova de redação e língua estrangeira do Enem 2012


Seguem abaixo as orientações sobre a prova de redação e de língua estrangeira do Enem 2012, constantes no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/prova-de-redacao-lingua-estrangeira.html:
"PROVA DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA
A Prova de Redação será realizada no segundo dia do Enem 2012, 4 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a prova será de 5h30.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
O que dá nota zero na Redação:
- Fuga ao tema - Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Folha em branco - Entregar a Folha de Redação sem texto escrito;
- Texto insuficiente - Escrever apenas (até) sete linhas;
- Cópia dos textos motivadores – Não desenvolver argumentos próprios;
- Impropérios, desenhos;
- Desrespeito aos direitos humanos.
Dica!
- O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.
LÍNGUA ESTRANGEIRA
No segundo dia de provas, 4 de novembro, o participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.
Os participantes devem ficar atentos para responder às questões da prova de língua estrangeira que constam no seu Cartão de Confirmação da Inscrição."



Nenhum comentário: