Google+ Edital de Concurso Público: Gabarito Oficial Prova Enade 2012 pode sair ainda neste domingo

Gabarito Oficial Prova Enade 2012 pode sair ainda neste domingo


Os gabaritos oficiais das provas aplicadas neste domingo, 25/11/2012, da edição de 2012 do Exame Nacional de Estudantes – Enade poderá ser divulgada ainda hoje, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Essa é a expectativa e na maioria das edições tal divulgação tem ocorrido na data da prova, mas no ano passado acabou atrasando e foi publicado somente dez dias após a prova. 
Ao todo, 587.351 alunos concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos, matriculados em 1.871 instituições de educação superior (IES), se encontravam habilitados para participar das provas. 
A responsabilidade pela inscrição dos estudantes no Enade é das próprias IES. Porém, o concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não comparecer à prova no domingo, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas Portarias Normativas nº. 40/2007 e nº 6/2012, fica em situação irregular junto ao Enade e não poderá concluir o curso de graduação, já que o Exame é componente curricular obrigatório. 
O Enade integra O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e tem como objetivo contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área. 
Em 2012, estão sendo avaliados os cursos de bacharelado em administração; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; turismo; e os cursos superiores de tecnologia em gestão comercial; gestão de recursos humanos; gestão financeira; logística; marketing e processos gerenciais.

Atualizando: "As provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados pela página do Inep na internet na próxima quarta feira, 28/11", segundo o MEC.


Como estava a prova? Bem elaborada?  Deixe a sua opinião abaixo.





361 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 361 de 361
Anônimo disse...

Já saiu.

Anônimo disse...

- FALTOU UM RELÓGIO NA SALA PARA POSSIBILITAR O CONTROLE DE HORÁRIO.
- QUESTÕES EXTENSAS, COM MUITA ENROLAÇÃO.
- FALTOU TEMPO PARA RESPONDER A TODAS AS QUESTÕES.
SE O OBJETIVO DESTA PROVA É MENSURAR O APRENDIZADO DO ALUNO, A PROVA APLICADA NÃO ELABORADA PARA REPASSAR ESTA INFORMAÇÃO E SIM PARA QUEM TEM MAIS SORTE OU QUE ESTA MAIS HABITUADO A NÃO LIDAR COM OBJETIVIDADE E PRECISÃO.

Anônimo disse...

Desculpe, Gill, mas se Psicanálise não é Psicologia, creio que fiz o curso errado, ma instituição errada. Tive 2 anos de Psicanalise no curriculo, mais um ano de pratica com abordagem psicanalitica, em Clinica e em Psicodiagnóstico INterventivo. Tudo isso, confirme indicado pelo MEC. Sinceramente, não entendi seu comentário.

Anônimo disse...

Discordo, Gill. Tivemos dois anos de Psicanalise na graduação, conforme indicado pelo MEC e mais um ano de pratica Psicanalitica em Clinica e em Psicodiagnostico Interventivo. Ademais, no CAPS trabalhamos com teoria psicanalitica,, tambem. De onde a ideia de que Psicanalise não faça parte do conteudo a ser avaliado em ENADE? Sinceramente, não entendi sua colocação.

Anônimo disse...

Muito difícil e muito longa... cansativa demais! Mesmo assim, acho que vale a pena para se fazer educação. Aqui no Brasil se a gente não estuda de VERDADE não consegue ser alguém DECENTE na vida, pois para ser CORRUPTO não precisa de muito estudo.

Anônimo disse...

Discordo, Gill. Tivemos, por indicação do próprio MEC e [lógico] por pura necessidade, dois anos inteiros de Psicanálise na graduação, mais um ano de pratica com abordagem psicanalítica, por opção. De onde pode afirmar que Psicanalise não faça parte do conteudo que deveria ser cobrado em ENADE? Por favor...

Anônimo disse...

Prova perfeita, sem Psicanalise (base de tantas outras teorias e carga obrigatoria de no minimo dois anos na graduação) é, no minimo, comentário fora de contexto...afff!

Claudia Gelernter disse...

Discordo do ultimo post. Psicanálise é, além de base para outras teorias, de suma importância para o entendimento da própria Psicologia, tanto que é carga obrigatória (2 anos, no mínimo) em todas as Universidades, com opções de estágios dentro de tal abordagem.
Uma prova de avaliação de curso sem Psicanálise é, no mínimo, um paradoxo.
A prova foi extensa demais, cansativa e não comtemplou tópicos fundamentais da área, tais como a fenomenologia, por exemplo. Dei o meu melhor, mas, para mim, deixou a desejar.

Anônimo disse...

Maioria das cidades do Brasil não possuem universidades publicas.
Seria um erro e um grande problema para o país se todas as pessoas que moram nessas cidades tivessem que procurar os grandes centros para estudar.

Anônimo disse...

PQP esse MEC viu...pelo menos deveriam ter o mínimo de respeito e consideração pelos 600 mil universitários, que perderam seu tempo em pleno domingo pra fazer essa prova rídicula...INFORMAR A DATA E HORARIO QUE SERÁ DIVULGADO O GABARITO seria de grande ajuda!! Assim não perderíamos mais nosso precioso tempo!!! Universitários além de estudar, trabalham e...dormem!! Aff...

BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Anônimo disse...

Minha instituição de ensino ficou devendo um lanchinho ... eu vi varios alunos de outras instituições com kits, sacolinhas, bolsas personalizadas... isso atrapalhou meu desempenho na prova...rsrsrsrs

Anônimo disse...

Prova muito extensa, cansativa e sem noção de tempo ficou difícil de administrar para que pudesse realizar toas as questões.

Angélica Vieira disse...

Eu achei a prova muito bem elaborada. Os temas eram conhecidos, pois foram muito bem abordados pelos professores na FEI. Tive facilidade para fazer pois tivemos bastante contato com o que estava na prova. O pessoal tem mania de reclamar, por ser obrigatório e cansativo de fazer, mas todo mundo se esquece que estamos avaliando nosso próprio conhecimento e a universidade que escolhemos para nos graduar. Fui para representar a faculdade que escolhi e que tenho muito orgulho de estudar.

Unknown disse...

Pelo amor de Deus...como tem gente idiota nesse mundo! O seu imbecil que escreveu as 20:34 (anônimo), não estou preocupado em ficar de folga sua anta, é minha escala estar de folga amanhã...o que disse é devido não ter recebido a declaração de comparecimento (que é meu direito e obrigação da organização do enade)vou perder o dia de hoje (trabalhei até as 11:00, meu plantão é até as 19:00) e pela legislação trabalhista, tb perderei A REMUNERAÇÃO REFERENTE A FOLGA...E pode ter certeza que não sou um idiota como vc que aposto que nunca conseguiu nem passar num concurso público, quanto mais do Estado, por isso fala asneiras como a infeliz de hoje! Vai se tratar imbecil!!!!!

Andrea disse...

Concordo com vc Mariana, tb fiz a prova da adm, estava bastante difícil, os enunciados muito longos. A prova foi bastante cansativa, nâo precisava de tamanho exagero, terminei a prova com os dedos doendo.

Anônimo disse...

Domingo perdido, lixo de Enade!!! Revoltada de ter que deixar meus filhos e marido para ir fazer esse exame inútil que não mudará nada!!! Apenas compareci, nem li a prova.

Unknown disse...

Como tem gente idiota e imbecil nesse mundo...esse otário que respondeu as 20:34 realmente deve ter tirado zero na prova (caso tenha conseguido ao menos achar sua sala) pq raciocínio lógico não tem nenhum, alem de não entender a reclamação, ainda falou asneiras sobre servidor público...quanta ignorância!!!!Vai se tratar o anta!!!

Anônimo disse...

Cansei de esperar o gabarito... não vai rolar mesmo! Vou fazer uma explanação discursiva ao estilo Enade pra convencer minha mãe a esquentar a janta pra mim...

Anônimo disse...

Concordo! A prova de adm estava muito longa e cansativa! O local da prova era horrível, extremamente barulhento, muito falatório, buzinas, música.....a prova já era longa, com algo desconcentrando então.....aff! Detestei!

Anônimo disse...

vc deve ser uma pessoa mal resolvida!!!

Anônimo disse...

Psicanalise é a base. Tanto que é obrigatoria na grade, por, pelo menos, dois anos... com opção de estágio na área. Falar que não era para ser cobrada a Psicanalise na prova é, no minimo, piada.

Anônimo disse...

precisamos deixar registrada nossa indignação no site do INEP. As questões muito longas e mais cinco questões dissertativas!!! Muito cansativa!!!!!! Tempo muito limitado para consegui concluir tamanha prova.

Anônimo disse...

Nem quero ver a OAB a prova de hoje continha algumas incoerencias que não dava para explicar...

Anônimo disse...

Pergunta: Como pode uma aluna concluinte de Psicologia, afirmar em uma enquete que a prova ENADE foi quase perfeita porque não cobraram Psicanálise, uma vez que esta ciência não faz parte da Psicologia?
o.O
Que pérola...

Anônimo disse...

A prova de Adminsitração poderia ser mais objetiva e sem grandes e extensos enunciados que apesar de recentes e bem elaborados eram muito extensos e nada objetivo como deve ser os administradores no futuro

Anônimo disse...

caro amigo anônimo, nós a principio pensávamos que iria ser um dia daqueles , mas não foi, os portões do local da nossa prova abriu faltando quinze minutos para fechar , entramos e as salas de prova estavam as escuras sem energia ,fomos dispensados da avaliação só assinando as folhas de presença ,isto que é sorte .

luz disse...

Ora bolas!Num Pais onde realmente o trabalhador trabalha e não enrola,muito justo estar preocupado com folga,pois antes de servir ao Pais é bom lembrar que tem gente que tem familia e não idolatra trabalho .

Anônimo disse...

acho que vcs nao tem o q fazer!!! Pior sou eu, seu bando de corno!!! Tive que voltar de Miami, so pra fazer essa prova!!

Anônimo disse...

realmente, o mec sabe que o estudante não tem lá grande interesse nessa prova. por que então não faz uma prova mais enxuta. é muita incompetência.

Anônimo disse...

acho que vcs nao tem o que fazer!! Pior fui eu, seus corno!!! Tive que voltar de Miami só pra fazer essa prova sem noção!! Passei foi cinco anos estudando que nem uma mula, mantendo um boletim com excelentes notas, tive que fazer um TCC tambem sem noção, o qual tirei 10!! como posso achar normal ser avaliada por um bando de incompetente? Numa prova imbecil???

RUY JUNIOR disse...

Um saco essa prova de DIREITO, só problemas sociais, SEM TERRA, ETC. Ora, deixa isso pro Lula, ele não é o cara???? A prova de direito mais parece uma prova de ciências sociais. QUE SACO !!!!! PESSOAL, ME RESPONDAM, DESSE JEITO ATÉ MINHA VÓ PODE SER ADVOGADA....

Anônimo disse...

QUESTÕES FILOSÓFICAS... VERSINHOS... SERÁ QUE DIREITO SE RESUME A ISSO??? QUE PORRE ESSA PROVA DE DIREITO... O OBJETIVO MESMO É GASTAR DINHEIRO...

Anônimo disse...

bando de corno!!

Anônimo disse...

eles não dão nem satisfação... é uma bagunaça total...

Anônimo disse...

O MEC QUER INVENTAR DEMAIS... A PROVA DE DIREITO TAVA UMA CHATICE... SÓ FALA EM PROBLEMAS SOCIAIS... ISSO JÁ CANSOU, PQP. O PT TÁ HÁ 10 ANOS NO PODER E NÃO RESOLVEU NADA. NÃO AGUENTO MAIS ESSE PAPO DE MINORIA, COTA, SEM TERRA... VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS.

Anônimo disse...

O problema apontado é muito mais grave. O número de absteções é um absurdo pois a maioria dos gaúchos desejam e preferem ir na parada gay do que comparecer a prova. É muito difícil a motivação pra prova uma vez que é da natureza gaúcha, principalmente de pelotas, soltar a franga na parada gay.

Anônimo disse...

Depois de um comentário desses sobre a psicanálise, acho que realmente deveriam selecionar melhor no vestibular, para que pessoas como voce, sem noção, nao chegassem nem a participar do Enade.

Anônimo disse...

deixa de viadagem !!

Anônimo disse...

direito, que prova chata... parecia prova de ciências sociais.

Anônimo disse...

Amigo Nilson! rsrsrs ... Palhaços como eu já trabalhou muitos domingos, mas trabalhou mesmo! Não sou um bosta que nem você que deve co... o sa.. o dia inteiro no trabalho e deve ficar rezando pra chegar sexta-feira 17:00 pra tomar cachaça em um boteco qualquer. Ou um bosta que nem você que deve rezar pro feriado cair na terça ou na quinta pra emendar!
É por isso que funcionário público carrega a fama de ruim de serviço, preguiçoso, desmotivado, pois acham que passaram numa provinha e tem o direito de mamar na teta do Estado o resto de suas vidas! E jogam culpa na coitada da Burocracia! Acorda Brasil! Se fosse no Estados Unidos vocês estavam fudi... Cambanda de descontentes eternos e que não dão o retorno que deveriam pra sociedade!

Anônimo disse...

não há nenhum respeito com o estudante... tem uma colega minha que chutou tudo e se mandou. ela tava é certa.

Anônimo disse...

um enjoo essa prova de DIREITO. arg!!! versos, parece mais uma prova de literatura. o ENADE inventa demais.

Brenda disse...

Nada como ter um Q.I acima da média! Concluiu o curso em 3 anos, obteve uma nota bem acima da média e não achou a prova difícil! Confesso que estou morrendo de inveja de você, Patrícia, pois demorei 6 anos pra concluir o curso, e fiz 4 exames até passar da OAB, aposto que você passou já no primeiro período, tamanha inteligência! Como competir com uma pessoa dessas no mercado de trabalho, gente?

Anônimo disse...

a prova de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda tava um saco muuuuuuito cansativa e respostas desnecessárias tp coisa que não vai de conhecimento acadêmico e sim sua opinião aí vc tem que responder o que eles querem como vai saber? Não curti

Brenda disse...

nem fale! fiz as 10 primeiras normalmente, depois, larguei mão, provinha chata, trabalhosa e tendenciosa!

Anônimo disse...

prava totalmente incoerente com quem está terminando um curso superior em direito. Achei que os organizadores poderiam ter sido um pouco mais legalistas

Anônimo disse...

A prova foi muito extensa para pouco tempo. Principalmente as 5 questões discursivas tomaram muito tempo e por isso não foi possível resolvê-la toda a prova.

Anônimo disse...

Desculpe, Gill, porém Psicanalise é peso intenso na graduação, tanto por sua importancia como por seu desdobramento. Tanto que o MEC nos exigiu no minimo dois anos da disciplina, fora estágios em CAPS e Clinica, com tal abordagem. Não cobrarem na avaliação, algo de tanta relevância me pareceu um paradoxo. Para mim, a prova deixou MUITO a desejar. Não me senti avaliada nos conceitos, mas na paciência, com enunciados gigantes e tantas redações.

Anônimo disse...

FIZ, IGUAL;;;;;

Anônimo disse...

Meu Deus a prova de RH, estava cansativa mesmo, sem contar pra quem estuda na Unicid depois dessa fusão atrapalhou muito o curso, não aprendemos tudo que estava na prova, detalhe vamos fazer uma prova dia 30/11 e 03/12., que simplismente não aprendemos nada, nada, nada. A prova seria 10/12,antecipu para terminar logo o curso ai vcs imaginam a falta de respeito com os alunos. Não é por nada que hoje terá paralização.

Anônimo disse...

É a prova de processos gerenciais a mesma coisa, super cansativa e extensa, com basicamente 5 redações. Complicado.

Unknown disse...

Alguém sabe quando irão disponibilzar o gabarito? A prova de Tecnologia em Processos Gerenciais estava muito extensa, o que torna muito cansativo. Quem fez a prova para Processos Gerenciais coloquem as respostas aí pra gente comparar. Abraços!

Anônimo disse...

E a ênfase organizacional? Também não caiu quase nada sobre o assunto. Nos últimos dois anos de curso temos apenas as disciplinas da ênfase, não vi nada de abordagens clínicas nesse período. A prova precisa levar em consideração as diversas abordagens e as ênfases.

Prova muito mal elaborada.

Unknown disse...

Coloque suas respostas aí pra gente comparar!! Tbém fiz a prova pra PG. E nada de gabarito, vou te contar esse MEC,viu!!!Abçs

Unknown disse...

Alguém sabe quando irão disponibilzar o gabarito? A prova de Tecnologia em Processos Gerenciais estava muito extensa, o que torna muito cansativo. Quem fez a prova para Processos Gerenciais coloquem as respostas aí pra gente comparar. Abraços!

Anônimo disse...

E até tinha uma de psicanálise, a que falava do John Bowlby. Espero que os psicanalistas tenham acertado hehehe :)

Anônimo disse...

E a ênfase organizacional? Foi parar onde?? O próprio Enade não reconhece a função do psicólogo nas empresas...

Nos dois últimos anos de cursos estudei tanto sobre essa área, não estudei abordagens clínicas, portanto a prova não pode avaliar o curso de psicologia.

Essa avaliação precisa levar em consideração as múltiplas abordagens, ênfases e os diversos contextos de atuação do profissional Psicólogo.

Anônimo disse...

Vamos comparar, minha prova de adm:

DACECABDAEBBBCECEEEADDBCBABAEABBABB

Anônimo disse...

E a ênfase organizacional? Foi parar onde?? O próprio Enade não reconhece a função do psicólogo nas empresas...

Nos dois últimos anos de cursos estudei tanto sobre essa área, não estudei abordagens clínicas, portanto a prova não pode avaliar o curso de psicologia.

Essa avaliação precisa levar em consideração as múltiplas abordagens, ênfases e os diversos contextos de atuação do profissional Psicólogo.

Unknown disse...

A PROVA DEVERIA VALER O DIPLOMA...
MEU DEUS QUE FOI AQUILO

Anônimo disse...

Ingressante e quem tava fazendo ate 20% dos creditos na epoca, concluinte = 80% ou mais dos creditos, ou seja, n necessariamente vc ira se formar em 2012, provavelmente 2013/2 - 2014/1. A prova tava facil,mas sinceramente, n serve pra avaliar se vc aprendeu ou n. O curso de direito visa formar advogados, ou seja, o individuo capaz de enxergar onde um direito material foi violado, sua respectiva tutela, saber o caminho processual condizente (tipo de recurso etc) e consubstanciar o conhecimento teorico em uma peça. A prova primou por fazer associacoes logicas e no final, nas discursivas, responder questoes simples. Em resumo, serviu pra nada aquilo ali. A prova deveria ser realizada em um dia na propria universidade, durante o curso. Sera que alguem tem o objetivo de colar num exame desses?

Anônimo disse...

Olha... tenho que concordar com você... calculadora seria o minimo a ser utilizado em uma prova dessas... alem de extensa, cansativa... com fiscais despreparados... ainda temos que enfrentar a ideia de nao conseguir fazer porque nao deu tempo... tenha paciencia senhores... Venha você senhor ministro tentar fazer essa prova... eu pagava pra ver

Anônimo disse...

CONCORDO COM A COLEGA QUE ESCREVEU "Um absurdo!! os enunciados eram tão longos que ao terminar de ler, tinha que voltar para trás, para retomar o assunto. Após passadas algumas dessas questões, certamente a atenção nas questões seguintes ficou comprometida.

Anônimo disse...

A prova de Contábeis estava boa de se fazer, tirando a parte discursiva. O que pegou foi a falta de calculadora, visto que na faculdade é apetrecho quase que obrigatório. Mas, não impossibilitou as resposta. O problema maior era as dissertativas, praticamente 75 linhas para se responder.

Josélia disse...

De fato...muita gente não teve tempo para responder todas as dissertativas, pois o tempo estava curto em relação a quantidade e tamanho das questões, acho que os elaboradores da prova não planejaram corretamente o tempo de aplicação...deveriam ter posto questões menores ou aumentado o tempo de prova...só querem dificultar a vida dos estudantes que muitas vezes terminam por errar questões obvias, devido ao pouco tempo para raciocinar...

Anônimo disse...

Discordo. Psicanalise é carga pesada na graduação, tanto por sua importancia, como por seus desdobramentos, sendo a base de inumeras teorias. Enade sem Psicanalise é como prova de matemática sem números. Um absurdo.
A avaliação foi demasiadamente extensa, desnecessária. Não mediu nossas capacidades intelectivas, porém, emocionais.
Sr Mercadante, favor alterar o modo de avaliação.
E que a melhor nota se manifeste à respeito, porque, infelizmente, provevalmente será a única voz ouvida, em país que só ouve os "filhos do sucesso". Afff!!!

Anônimo disse...

Minhas respostas estão idênticas a do MR. Fiz adm

Jennifer Rabello Doxsey disse...

Parece-me que a intenção é tentar ver se conseguimos ter foco, por que apesar de extensa. Não tive grandes dificuldades de fazer a prova, apenas estou um pouco ansiosa quanto ao gabarito, alguém sabe me dizer se eles colocam o espelho da prova e quando sai o resultado! Grata

Anônimo disse...

A prova foi mesmo cansativa.

Pior é pensar que o gabarito pode demorar a sair.

Qualquer vestibular merreca que tem por ai solta o mesmo no dia seguinte!! Esse MEC é uma lerdeza mesmo!

Vi um comentário ai acima onde falaram que não deixaram usar relógio, onde fiz eu usei tranquilamente sem nenhuma intervenção do fiscal.

Anônimo disse...

Movimento #publicagabaritoenade2012

Anônimo disse...

Fiz a prova no Mackenzie (Consolação) - SP ... e pasmem, começou a cair goteira da chuva na minha cabeça e no meu gabarito... fiquei com nojo daquela água suja, entreguei a prova e fui embora... ;(

Anônimo disse...

Prova de R.H, muito extensa!!!
Precisaria de pelo menos umas 6 horas para responder tudo, claro, isso para quem levou a prova a sério. Lamentável...

Anônimo disse...

Ah.. me desculpe, mas afirmar que psicanalise não precisava ser cobrada.. tenha dó.
Estudamos praticamente 3 anos a disciplina... reveja seus conceitos, formanda...

LEANDROBSOUZA disse...

É SIMPLES RESOLVER SEU PROBLEMA CARO SERVIDOR PÚBLICO:ESPERAR SAIR O RESULTADO IMPRIMIR E APRESENTÁ-LO JUNTAMENTE COM AS DIRETRIZES DO ENAD QUE TORNA OBRIGATÓRIA A REALIZAÇÃO DESTE EXAME PARA OS FORMANDOS...
... ACREDITO QUE RESOLVA SEU PROBLEMA.

Anônimo disse...

Ele não esta reclamando de perder um dia de folga, mesmo porque como ele falou, ele deveria TRABALHAR neste domingo, ele comentou de não ir trabalhar e não ter como provar que foi fazer a prova, sendo assim, ele não vai receber o salario referente ao dia do domingo, e também não irá receber o salario referente ao descanso remunerado.
Ou seja, o ENADE não deu um comprovante de que a pessoa foi fazer a prova, e ele vai receber no salario dele, dois dias a menos.

Anônimo disse...

visão do inferno!!!! fazer uma prova de contábeis sem calculadora....e com uma abordagem absurda daquelas......a treva! nada contra o exame...ele é válido....mas da forma que está sendo feito....???? atende a que propósito.....????

Anônimo disse...

Vamos comparar o gabarito de contábeis.

João Erculano disse...

Cansativa demais, o jeito foi deixar as objetivas no meio, fazer as discursivas e com o tempo escasso, tive que patrolar as últimas questões para conseguir terminar no tempo. Com esse método eles jamais vão conseguir ter uma avaliação precisa sobre o aprendizado..

Anônimo disse...

Acho que num acertei nem o questionário de percepção de prova...

Anônimo disse...

Acho que nem o questionário de percepção de prova eu acertei alguma...hehehe

Anônimo disse...

Cadê o gabarito desse Enade?

Anônimo disse...

Já saiu, onde?

Anônimo disse...

CADE O GABARITO?

Anônimo disse...

Onde saiu o gabarito?

Unknown disse...

E aproca de Contábeis, então?? Além de extremamente extensa e com praticamente 5 redações!! Fazer cálculos após ler um enunciado extremamente extenso e que exige muita atenção sem calculadora??? Fala sério!! Até o CRC permite o uso de calculadora!! Trágico!!

Anônimo disse...

Cheguei atrasada no enade, o que eu posso fazer? Alguém sabe me direcionar?

Obrigada!

Anônimo disse...

A prova de Tecnologia em gestão de RH, foi muito extensa. Não dar para avaliar uma Instituição EAD, com uma prova tão difícil, sendo que não estudamos o conteúdo completo.

Paulo Silas Filho disse...

euohaheouahoehaheaea
Idem!!!
Contrato de locação foi o que usei de exemplo... xD

Anônimo disse...

MUITO CANSATIVA, TEXTOS MUITO LONGOS!

Anônimo disse...

E o GABARITO???

Anônimo disse...

Prova de Direito estava sim mto extensa e cansativa!!!

Anônimo disse...

cade o gabirito da adm???

Unknown disse...

A organização foi péssima, cinco redações e o barulho de som de carro, foi intenso.

Anônimo disse...

Alguém pode postar o seu gabarito do enade de ADM? Se possível obrigado. Hanna Matos.

Anônimo disse...

Hanna, esse é o meu: DACECABDAEBBBCECEEEADDBCBABAEABBABB

Tem quantas em comum?

Anônimo disse...

Cala a boca...deve ter gabaritado né Genia

Anônimo disse...

Concordo, foi porreta, mais valeu para testar nossos conhecimentos, e como testou!!!

Anônimo disse...

As coisas do MEC geralmente são muito mal feitas! Não há gabarito das provas do ENADE 2012 até o momento! Entrei em contato com a Central de Informações 0800 616161 e para espanto não havia informações! A orientação que obtive foi para entrar em contato pelo e-mail: enade@inep.gov.br solicitando o serviço. Ao enviar o e-mail, recebi uma mensagem dizendo que "O protocolo de n° XYZ, foi finalizado em 26/11/2012, às 00:01 pela área responsável. Solução: Para as demandas referentes ao Enade favor encaminhar e-mail para enade@inep.gov.br. Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação - Inep, pelo telefone 0800616161 ou pelo Fale Conosco no Portal do Inep (http://portal.inep.gov.br/institucional-faleconosco). Colocamo-nos à disposição para atendê-lo(a)." Diante do show de empurra e da ineficiência do atendimento, como confiar numa avaliação feita pelo órgão? Senhor Ministro da Educação não venha querer dizer que o MEC fez a melhor reforma da educação, quando não há respeito pelos alunos que fazem parte desse processo obrigatório. Amanhã ou depois virá se candidatar ou tentar uma segunda eleição em São Paulo e a nossa resposta será de acordo com o serviço prestado pelo ministério de V.Sa.. O povo brasileiro está cansado de ser tratado pelos "deservidores" deste país. A memória brasileira não está tão fraca e as redes sociais estão aí para bombardear tanta imcopetência do "serviço" público e ser a memória registrada do momento em que precisamos de um parecer de algo imposto e mal administrado.

Anônimo disse...

Sinceramente, deveriam planejar e elaborar melhor as perguntas. Colocar perguntas mais objetivas e claras, sem muita ladainha e muito extensa. Isso acaba prejudicando o aluno, pois torna a prova cansativa e pode provocar baixo rendimento durante a prova. Poxa MEC, vocês que dizem ser são tão inteligentes, então sejam mais diretos e coezos nas provas que aplicam. Consequentemente não terão tanta reclamação de nós alunos.

Letícia disse...

Concordo!

Eliana disse...

Achei a prova mal elaborada, acredito que se as perguntas fossem mais objetivas, teriam melhores condiçoes de avaliarem o que realmente os alunos aprenderam. Com aquelas perguntas confusas, não sei o que realmente eles vão avaliar.

Anônimo disse...

Hanna, esse é o meu: DACECABDAEBBBCECEEEADDBCBABAEABBABB

Anônimo disse...

Parece que o nivel de reclamacao esta diretamente proporcional a falta de conhecimento adquirido no curso. A prova estava extensa, porem muito bem elaborada.
Questao discursiva mede o conhecimento de outra forma. O século virou e nos transformamos em robos marcando X nas respostas? Um aluno concludente de ensino superior precisava saber principalmente escrever.
Voces estavam é com preguica mesmo..

Anônimo disse...

realmentemto extensa e cansativa.....

Anônimo disse...

Minha opinião é que; mal elaborada, confusa, não serve como parametro de conhecimento,isto é do Curso de Direito!

Anônimo disse...

Larga de ser tonto, é bem típico de PM ficar reclamando de tudo e todos, não se iluda vc já é bem grandinho. a chuva não cai só em sua cabeça...acorda pra vida !!!!.

Unknown disse...

Concordo com o Marcelo, não é questão de ficar de folga, o domingo é dia de descanso, lazer e família. Mas respeito sua opinião.

Unknown disse...

deveria de ser no minimo 5 horas

Fernando Marques disse...

Funcionário público é tudo folgado mesmo!!!! Mama nas tetas do governo!!!

Virou estilo de vida agora querer 'estabilidade'....

E quanto mais o governo dá... mas eles choram!!! Nunca estão satisfeitos!!!

Falo e digo... vcs não produzem nada, a não ser BUROCRACIA e CORRUPÇÃO!!!

Anônimo disse...

ALGUÉM SABE ME INFORMAR QUANDO SAI O RESULTADO OFICIAL?
ANDRE LUIZ
CAPOEIRAS-PE

Ísola Saggioro disse...

Calma pessoal!
O que ele quer dizer é que, se ele tem direito à folga no dia de domingo, bastaria eles terem feito o comprovante de comparecimento, motivo pelo qual ele também perdeu mais um dia de folga, além do próprio domingo.
Ele também não é obrigado a trabalhar igual condenado só pelo fato de ser funcionário público, enquanto estiver exercendo seu DIREITO de folga, em pleno DOMINGO. O mesmo se daria com funcionários de empresas particulares, que, porventura, fossem OBRIGADOS a fazer a prova e perdessem dois dias de remuneração pelo simples fato de não receberem a declaração de comparecimento, que consta apenas da informação com a data, local e prova realizada, e a devida assinatura. É algo simples de fazer, de modo que isto poderia ter sido facilmente resolvido. Não é difícil encontrar, em quase 600mil inscritos, muitos que possam ter sido prejudicados no trabalho [funcionário público ou não] por este simples motivo.
Não é só por ser funcionário público que alguém deve trabalhar mais do que um funcionário privado. Afinal, provavelmente ele se esforçou por chegar lá, e dificilmente foi através de indicações, o que costuma ocorrer com grande frequência no setor privado.
Àqueles que trabalham em plantões ou o que quer que seja, é sabido que fazem escala de revezamento, independente do dia da semana. Infelizmente a área médica é muito corrida, então sequer há como fazer muitas comparações quanto a muitas áreas.

Quanto à prova, ao menos na área de Direito, em geral foi dito que estava difícil [inclusive por colegas que estudam muuito acabaram de passar no Exame da Ordem, ainda estando no 9º Semestre].

Anônimo disse...

Oloko... Foram estes palavrões que vocês aprenderam na faculdade?
Advogado serve pra defender, e não pra acusar.
Cuidem cada um de sua vida e pronto! Deixe que o outro digite o que quiser, todos têm direito à liberdade de expressão!

Anônimo disse...

Até agora estou transtornada com o tipo de prova que o MEC aplicou...Que prova foi essa?? Os assuntos apontados era de meu conhecimento, mas forma que essa prova foi tão mal elaborada....que acabei saindo da prova coma sensação que não sabia nada.

Anônimo disse...

Desculpe, mas só rindo de um comentário como esse aí acima. Para alguém em vias de se formar, dizer que Psicanálise - matéria obrigatória da graduação, com grande carga horária - não precisa ser cobrada é, no mínimo, engraçado, para não dizer lamentável. Concordo com as outras postagens: a prova foi extensa demais, com conteúdo importante de menos. Sr Mercadante, melhor reavaliar seus avaliadores.

mimi disse...

achei cansativa,mas proveitosa.abraçossssssssssss

Anônimo disse...

Prova de administração muuuuuuuuuuuuuuuito cansativa! Textos e mais textos! Esse tipo de prova não avalia ninguém! No final da prova ninguém mais consegue raciocinar!

Anônimo disse...

Era proibido utilizar relógio digital. Analógicos eram permitidos.

Anônimo disse...

Êta bando de povo reclamão.

Estudem mais e reclamem menos.

Anônimo disse...

Que prova foi aquela? Para avaliar um curso não precisaria elaborar uma avaliação a nível de um concurso federal, e olhe lá senão foi pior!! O Ministério da Educação necessita verificar melhor estas avaliações que na maioria dois casos não condizem com que aprendemos na Instituição e ao final fica uma imagem negativa do desempenho do aluno.

Quibinha disse...

Patrícia:

Permita-me discordar. Também fiz o Enade em 2009 (em tempo: comecei o curso em 2008, e imagino que nossa amiga Patrícia também, Sr. Anônimo). Minha nota foi muito boa, fiquei com 82 pontos. Mas achei essa prova difícil para caramba, e muito, muito cansativa. Uma prova extensa. Não creio ser necessário algo assim.

Anônimo disse...

A questão é própria de prova da Oab 2ª Fase, a questão não oferece elementos suficientes para caracterizar o flagrante e nesse caso a entrada é ilegal nos termos do artigo 5º, XI da CF e todas as provas colhidas dai tornam-se parte da teoria da arvore dos frutos envenenados nos termos do artigo 157 do CPP, tornando-se assim os indiciados passiveis de solicitar o relaxamento de prisão em flagrante nos termos do Art. 5, LXV da CF e por fim respondendo os policiais na forma da lei 4898/65 art. 2º, B por abuso de autoridade. UFFA.

Anônimo disse...

Assim como a maioria dos colegas que analisaram a prova, achei muito extensa e cansativa tbem. Acho que eles deveriam fazer testes com relacao à extensao e tempo. Além disso achei algumas questoes confusas demais.

Anônimo disse...

PROVA FÁCIL , PORÉM MUITA EXTENSA E CANSATIVA.

Anônimo disse...

Vejam a eficiência, a prova do enade foi realizada ontem dia 25/11 e somente na quarta-feira é q irão disponibilizar os gabaritos...aff!

Anônimo disse...

faltei a prova por motivo de saude.. tenho atestado e agora o que eu faço???

Anônimo disse...

1-d; 2-e;3-d;4-a;5-b;6-c;7-a;8-c;9-a; 10-e; 11-a; 12-a;13-c;14-c;15-e;16-e;17-c;18-e;19-b;20-b;21-c;21-a;23-d;24-d;25-b;26-d;27-e;28-b;29-b;30-c;31-a;32-d;33-c;334-a;35-c...meu gabarito da prova de direito

Anônimo disse...

1-d; 2-e;3-d;4-a;5-b;6-c;7-a;8-c;9-a; 10-e; 11-a; 12-a;13-c;14-c;15-e;16-e;17-c;18-e;19-b;20-b;21-c;21-a;23-d;24-d;25-b;26-d;27-e;28-b;29-b;30-c;31-a;32-d;33-c;334-a;35-c...meu gabarito da prova de direito

Unknown disse...

Olha, eu não sei se você estava na prova... mas... quem estava, sabia que o tempo não era proporcional as resoluções. Eu fiz a prova de Ciências Contábeis, e posso afirmar, sem dúvidas, que respondi as questões específicas com êxito, porém, quando fui responder as demais questões que haviam enunciado que ocupavam quase a folha toda, acabei atrasando a prova. Acho que no momento que você julga os estudantes, estais sendo imparcial... vamos ser razoáveis. Poxa... se você tem questões especificas que domina mas que exigem tempo, principalmente porque não tínhamos HP, calculadora, lápis, borracha, (pois só poderíamos portar caneta preta) e resolver questões de custos, depois ler enunciados enormes e fazer pequenas dissertações... não é preguiça colega! É questão de lógica que somente 4 horas seria impossível resolver uma prova com êxito! Então antes de julgar os colegas aqui que estão expondo suas dificuldades, se coloque no lugar!

Daia disse...

A prova estava extensa, chata e cansativa! Pela prova não conseguem avaliar o curso e sim a interpretação de texto do aluno! Parece que estão avaliando o ensino médio e fundamental e não o curso de Direito!

Unknown disse...

Prova chata, cansativa, extensa..Preciso falar + alguma coisa? Sem meros comentários....Afff

Anônimo disse...

"As provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados pelo site do Inep na próxima quarta feira, 28/11. Até 25 de dezembro de 2012, será disponibilizado o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012, o que permitirá às IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação."
Site INEP

Unknown disse...

Então fiz para Comunicação Social...Muito extensa a prova, e sem contar q 5 redações e ainda de 15 linhas ? Complicado desenvolver algo em apenas 15 linhas...!!!! Cansativa a prova em si..Ah enfim..Não gostei....

Unknown disse...

Siiinceramente achei a prova mamão com açucar! Um pouco chata para não valer nada, acho que os "formandos" como eu que estão reclamando deveriam ter feito o ENADE como nota de P2 .. Quem sabe assim estudavam mais e davam orgulho para este país que infelizmente é deveras atrasado no ensino, superior privado então.. Melhor nem comentar! Pra mim quem reclama é pq nao está realmente acustumado a estudar e nao tem cultura geral nenhuma!

Anônimo disse...

Prova de direito EXTENSA E CANSATIVA concordo com a maioria e nas especificas acho que quem elaborou a prova nunca fez direito !

Leonardo Tomé disse...

A prova de direito estava extensa. Esse papo de que não tem que ler tudo é totalmente desvirtuado do motivo de existir o ENADE. Ele serve fundamentalmente para avaliar o "resultado" da relação graduando-faculdade. Não pode ser uma prova que exija correria nas respostas.

Anônimo disse...

nunca vir uma prova tão cansativa e com um anunciato tão grande nossa... quase todos da minha turma não conseguiram termina a prova muito ruim essa prova era pra ser mais facil de ler e compreender.

Anônimo disse...

Olha, eu acho que também nessa tal prova, deveria ter uma questão sobre a universidade que o acadêmico cursou né gente!!!
Angela

Anônimo disse...

Faço GRH numa IES que tem coneito 5. Tenho certeza que a prova estava fácil, pois o simulado que fiz na faculdade, estava três vezes pior. Me sentir muito preparado, e estou confiante na nota. O aluno que ficar em primeiro lugar de cada curso irá receber bolsa para pós. Fora outras premiações e notas extras e horas extras curriculares que receberemos por dedicarmos a este processo, por nós e principalmente pela instituição.

Gislene Godoy disse...

Achei as questões extensas demais, além disso, cinco questões de multipla escolha, te confundindo de todas as maneiras!!Haja paciência, por mais que tu estude, fazem de tudo para a pessoa errar!Não acho justo isso!Para finalizar cinco questões discursivas!!!. Esse tipo de prova faz muita gente entregar sem responder adequadamente, prejudicando a a classificação da universidade.

Anônimo disse...

Se a função dessa prova é avaliar o conhecimento, está sendo realizado da forma errada, pois está parecendo mais um enem, uma prova gigante onde não se tem tempo para fazer todas as questões, ainda mais com 5 questões abertas na prova de gestão comercial. Como vão avaliar o ensino da faculdade, sendo que o tempo para fazer as questões não foi suficiente? a necessidade de uma prova desse tamanho?

Lari's disse...

Como faço para conseguir o comprovante de participação do ENADE 2012!? Grata.

Anônimo disse...

Então não fizemos a mesma prova porque não tem logica dizer que aquela prova estava boa, questões muito extensas ao final, na verdade não mediu nada do que é considerado fundamental na matéria.

Anônimo disse...

De fato as faculdades DEVERIAM ensinar leitura...

Anônimo disse...

Falei da teoria dos frutos da árvore envenenada. E também fiz analogia ao menor aprendiz. Putz, prova chata. Prefiro OAB!

Anônimo disse...

Na faculdade me deram uma dica que eu deveria começar pela parte escrita, visto que as três a quatro questões escritas (na realidade foram 5) valeriam metade da nota e depois fizesse as de alternativa. Nas de alternativa iniciei fazendo as que eu sabia e depois fui fazendo devagar até minha paciência estourar. Após isso usei um método científico próprio para responder questões rapidamente, principalmente as que eu não sabia. Ninguém é de ferro! Foi uma boa dica!

Pollyana disse...

Realmente como os colegas futuros administradores como eu já disseram, a prova estava muito extensa, cansativa e questões enormes. Quando passei da metade da prova não conseguia mais me concentrar em nada de tamanho exagero de prova. Um absurdo!

Anônimo disse...

Tive saco pra responder só a metade.. Poderia ter acertado mais ? Quem sabe.. Mas com um livro desses como prova nunca vamos saber..

Anônimo disse...

Ter droga em depósito tipifica o crime do artigo 33 da Lei de Drogas que é permanente nesse caso, então é flagrante. Tráfico de drogas não é só vender ou entrar e sair do país com drogas junto ao corpo, basta ler o mencionado artigo e se deparar com o leque de condutas tipificadas. Entretanto a pergunta estava com toda a cara de que exigiria como resposta a inexistência de flagrante e a necessidade de mandado de prisão. É aquela famosa história de responder corretamente x responder de acordo com o que querem que se responda.

Anônimo disse...

Realmente, parece que o ponto central estava na existência do flagrante. Segundo o STJ:

1. O crime de tráfico de drogas é de natureza permanente, de modo
que a guarda de entorpecente, em residência, autoriza a prisão em
flagrante independente de ordem judicial (CF, art. 5º, XI). Com
efeito, eventual irregularidade no cumprimento do mandado de busca e
apreensão não é apta a macular a prisão em flagrante do paciente.

(HC 174375/SP, Rel. Ministro OG FERNANDES, SEXTA TURMA, julgado em 05/04/2011, DJe 19/04/2011)

Unknown disse...

Para pobre todo castigo é pouco. Além de pagar a faculdade temos que submeter a ditadura que todos devem ser inteligentes. Como não existisse inteligencias diferenciadas...

Anônimo disse...

ia em gabarito me envie; gerson.hra@gmil.com

Anônimo disse...

Depois coloca seu 10,0 aqui, então, colega!

Anônimo disse...

concordo.

Anônimo disse...

Psicanálise não é psicologia, logo, não vejo o porque de estar na prova. (muito boa!)

Vanessa disse...

Bando de psicanalista CHATO! Nossa que povo CHATO! Muitos de vocês adoram dizer que psicanálise não é psicologia. Tão reclamando de quê?

Anônimo disse...

Kd o GABARITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

Primeiro o gabarito iria sair dia 25 a noite, depois passou para dia 28 que seria hoje e até agora nada, é muita imcopetencia para um orgão que deveria cumprir com a palavra.

Elka disse...

Saiuuuu http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos-2012

Anônimo disse...

Acho que todos os concurso que prestei até agora não foi tão difício mesmo no enem. foi muito cansativo que quando terminei, se é que terminei minha cabeça estava para explodir. 5 redação é pra acabar.

Anônimo disse...

E aí, Patrícia Mello??? agora saiu o resultado....ainda tem a mesma opinião??? Prova horrorosa...e não pense que sou burro não...tirei 82 na primeira prova, em 2009, como ingressante....

Aldo

Bianca disse...

A prova do Enade RH estava estupidamente cansativa. Existia a necessidade de tudo aquilo? Muito exagerada com textos imensos e algumas das questões não havia tal necessidade!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 361 de 361   Recentes› Mais recentes»