Google+ Edital de Concurso Público: Gabarito Oficial Prova Enade 2012 pode sair ainda neste domingo

Gabarito Oficial Prova Enade 2012 pode sair ainda neste domingo


Os gabaritos oficiais das provas aplicadas neste domingo, 25/11/2012, da edição de 2012 do Exame Nacional de Estudantes – Enade poderá ser divulgada ainda hoje, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Essa é a expectativa e na maioria das edições tal divulgação tem ocorrido na data da prova, mas no ano passado acabou atrasando e foi publicado somente dez dias após a prova. 
Ao todo, 587.351 alunos concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos, matriculados em 1.871 instituições de educação superior (IES), se encontravam habilitados para participar das provas. 
A responsabilidade pela inscrição dos estudantes no Enade é das próprias IES. Porém, o concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não comparecer à prova no domingo, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas Portarias Normativas nº. 40/2007 e nº 6/2012, fica em situação irregular junto ao Enade e não poderá concluir o curso de graduação, já que o Exame é componente curricular obrigatório. 
O Enade integra O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e tem como objetivo contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área. 
Em 2012, estão sendo avaliados os cursos de bacharelado em administração; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; turismo; e os cursos superiores de tecnologia em gestão comercial; gestão de recursos humanos; gestão financeira; logística; marketing e processos gerenciais.

Atualizando: "As provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados pela página do Inep na internet na próxima quarta feira, 28/11", segundo o MEC.


Como estava a prova? Bem elaborada?  Deixe a sua opinião abaixo.





361 comentários:

1 – 200 de 361   Recentes›   Mais recentes»
JR disse...

Lamentável a incopetência da coordenação que não enviou aos aplicadores da prova formulário de declaração de comparecimento aos alunos que estavam em dia de trabalho e com isto (provas aplicadas em Araçoiaba da Serra/SP - Colégio MARIA ANGÉLICA BAILLOT), no meu caso que sou servidor público estadual, perderei o dia de hoje (25/11/12) e o de amanhã(folga), pois, como irei provar que fiz a prova? Isso pq é de nível superior, imagine se fosse de ensino fundamental...esqueceriam de enviar as provas!!!Fica registrado minha total insatisfação e revolta contra a incopetência do Organizador desorganizado desse enade!!!

Unknown disse...

A prova de Adm estava extremamente extensa e muito cansativa! Não precisava tamanho exagero.... :S

Cah* disse...

Apesar do pouco tempo para responder, a orova de ciencias economicas estava muito bem elaborada.

Anônimo disse...

a prova dos tecnólogos estava muito longo.estressante

Regiane Melo disse...

A prova de RH foi bem elaborada, poré também muito extensa. Não tem redação, também, 5 questões abertas com 15 linhas cada. Resultado 5 redações!

locução de rádio disse...

A prova do Direito esta extensa demais as questões...é muito confuso os enunciados

Anônimo disse...

A prova de administração tava muoto extensa e dificil

Anônimo disse...

Prova de adm muito extensa e cansativa.. porém bem elaborada :)

Unknown disse...

Como no ENEM desse ano, tinha gente na sala com o celular ligado. O aparelho tocou e a fiscal nao fez absolutamente nada.

Renan Alexandrino disse...

Fiz a prova de Direito. provinha bem chata e cansativa...

Canhenho disse...

Concordo. Muito extensa e por demais cansativa. E as provas discursivas então...

Anônimo disse...

com cinco redações miguem merece...

Anônimo disse...

com cinco redações ninguem mecere...

Anônimo disse...

Prova de adm. Muito extensa e bem cansativa. Precisávamos ter pelo menos 5 horas , pois, 5 questões discursivas e 35 questões trabalhosas sem almoço.....uma piada isso!!

Doug disse...

A de ADM estava muita extensa e cansativa, quase que não consegue passar para o gabarito as questões discursivas...

Anônimo disse...

Ridículo esse método, vamos entender que a pressão e a correria contra o relógio prejudicou muitos, inclusive eu!!

Anônimo disse...

concordo com vc locução de rádio

Anônimo disse...

A prova de gestão comercial também estava muito longa e cansativa. Nas específicas tinham questões para fazer cálculos e não tinha espaço suficiente na prova. Não acho que uma prova como essa possa avaliar uma instituição. Então porque não fiscalizam diretamente as faculdades? Porque não fazem provas para os professores?

Anônimo disse...

A de Psicologia, apesar de muito extensa, estava extremamente bem elaborada. Fiquei esgotado, mas deu tempo de fazer tudo, até preencher o questionário do INEP hehe.

Anônimo disse...

A prova de Direito estava muito boa, e direcionada para os aspectos socialmente importantes. As cinco questões discursivas acabaram deixando um pouco extensa, mas no geral acredito que mediu bem o que é considerado fundamental na matéria.

Anônimo disse...

Prova de ADM muito cansativa!!Com texto muito longe e nada objetivos.
Cerca de 90% das alternativas com aquelas opções:
a) Somente I correta
b) I e II corretas
C) I, II e III corretas
...e assim por diante!!!
Isso cansa e não nos dá quase nenhuma chance de acerto, pois mesmo que saibamos quase todas, uma alternativa errada nos faz errar a questão!

Anônimo disse...

Prova de ADM muito cansativa!!! Com textos muito longos e nada objetivos.
Cerca de 90% das alternativas com aquelas opções:
a) Somente I correta
b) I e II corretas
C) I, II e III corretas
...e assim por diante!!!
Isso cansa e não nos dá quase nenhuma chance de acerto, pois mesmo que saibamos quase todas, uma alternativa errada nos faz errar a questão!

Anônimo disse...

Realmente a prova não estava difícil estava era muito extensa, o que acaba impossibilitando de saber se o aluno domina ou não aquele conteúdo...



Anônimo disse...

Prova de ADM muito cansativa!!! Com textos muito longos e nada objetivos.
Cerca de 90% das alternativas com aquelas opções:
a) Somente I correta
b) I e II corretas
C) I, II e III corretas
...e assim por diante!!!
Isso cansa e não nos dá quase nenhuma chance de acerto, pois mesmo que saibamos quase todas, uma alternativa errada nos faz errar a questão!

Anônimo disse...

A prova de Adm estava extremamente extensa e muito cansativa! Não precisava tamanho exagero.... :S

Anônimo disse...

A de contábeis tbm muito extensa!

Unknown disse...

Na minha sala ocorreu a mesma coisa, e logo após o celular tocar, o garoto pediu para ir ao banheiro, o fiscal não fez nada, deixou o guri ir no banheiro...

Anônimo disse...

Tava mesmo, era praticamente 5 redações... fora as de alternativa que era muito extensa.

Unknown disse...

prova relativamente dificil, ainda mais se tratando das questoes abertas e pouco espaço para responder.

Marcio disse...

muito extensa e cansativa a prova veio com uma abordagem muito diferente do que é ensinado nas universidades, o conteúdo da prova acredito que os que fizeram a prova os viu, só que numa abordagem muito diferente...

Marcio disse...

muito extensa e cansativa a prova veio com uma abordagem muito diferente do que é ensinado nas universidades, o conteúdo da prova acredito que os que fizeram a prova os viu, só que numa abordagem muito diferente...

Unknown disse...

a prova deveria ser realizada no mesmo horário e local das aulas,
afim de evitar esses transtornos.

Anônimo disse...

Sua sala deve ter sido a mesma minha, pois aconteceu a mesma coisa, o pia foi ao banheiro e a fiscal apenas falou pra não deixar acontecer mais, nem parece alunos ja de 5º ano de direito.

Anônimo disse...

Concordo. A prova de RH foi bem elaborada; porém muito extensa. Não consegui terminar a última redação, acabou o tempo e faltava transcrever duas linhas, o jeito foi colocar (...)reticências. Foi muito cansativo.
Ester

Anônimo disse...

Tem gente elogiando a prova de direito,nada a ver muitos pontos com a matéria, prova pra direito deve ser a primeira fase da OAB mesmo que ai sim mede o conheciento acadêmico.

Takinha disse...

Concordo contigo, para que enunciados tão enormes e exaustivos, não há necessidade!

Takinha disse...

Concordo contigo, para que enunciados tão enormes e exaustivos, não há necessidade!

Unknown disse...

Prova de ADM muito cansativa!!! Com textos muito longos e nada objetivos.
Cerca de 90% das alternativas com aquelas opções:
a) Somente I correta
b) I e II corretas
C) I, II e III corretas
...e assim por diante!!!

Riduculo isso.... fora da realidade

Anônimo disse...

a prova de direito foi sem noção , não avalia ninguém !!!
agora eu sei pq tem gente que nem olhou e entregou em branco , não vale a pena

Unknown disse...

Prova muito cansativa, essas questões longas me fazem perder o foco!! E as dissertativas então... aff!!!!!

Anônimo disse...

Concordo com vcs, a prova foi muito extensa e as 5 questões discursivas foram desnecessárias, poderia ser somente 1, mas específico ao curso.

Anônimo disse...

a de marketing também muito extensa mais deu pra responder e muitas questões foram abordadas em sala de aula por isso acredito que a UnP vai ter bom resultado

Unknown disse...

Na minha concepção, a prova de administração foi bem elaborada, no entanto, o tempo foi insuficiente para mim, de forma que não consegui responder duas questõs discursivas.
Ressalto ainda, que nas questões discursivas o espaço também tornou-se insuficente... 15 linhas era pouco para os quesitos que estavam sendo avaliados.
Sugestão: Fazer as provas em dois períodos ou não tornar as questões muito extensas.

Graça disse...

a prova de Direito estava cansativa e com questões incoerentes, caiu uma lei q eu nunca vi, nem tem no meu VADE MECUM de 2012, rídiculo!

Valter André disse...

Não consigo entender como o Enade irá conseguir avaliar as instituição de ensino m com uma prova dessas totalmente sem sentido, andando na contramão da hitória, vez que o conhecimento não se pode auferir com uma prova e muitos menos da forma que foi elaborada, não existe alguém nessa terra que domine todas as áres do direito e seus ramos, mas dúvido que ninguém se lembre de cada instituto pautado, agora a forma de avaliação me parece pior do que do exame da ordem que também levanta muitos questionamentos.

Anônimo disse...

Tive que correr contra o tempo.. Como os amigos falaram a prova de adm muito extensa e cansativa.. alem das alternativas sem noções do tipo a primeira é falsa e a segunda é verdadeira ou a segunda é falsa e a primeira verdadeira...

Quase não consigo passar as "redações" para a folha oficial.. to com o braço arrebentado de tanto escrever rs

Anônimo disse...

As provas de Porto Alegre SEMPRE acontecem no mesmo dia da Parada Gay, que acontece no parque ao lado do local de provas. Impossível pensar com esse barulho. Por que não mudam o dia da prova? O calendário da parada gay é fixo!!

Patrícia Mello disse...

Não achei a prova do Direito difícil. Os enunciados nesse modelo de prova é sempre extenso, porém nem todos são necessários ler para responder as questões, eles servem como um texto de apoio para o estudante se localizar no tema. A dica para resolver esse tipo de prova é ler primeiro a pergunta e verificar se realmente é importante ler o enunciado, até porque alguns dizem respeito a eles, mas em várias não se faz necessário.
Gostei da prova, achei em coerente.
Fiz o ENADE em 2009 como ingressante,fiquei a nota individual de desempenho em: 72,6 (sendo que a média nacional foi 43,5), agora fiz como concluinte e acho que fui bem também, vamos aguardar os resultados.

Anônimo disse...

A prova de RH estava extensa e os aplicadores não tinham relógio para nos ajudar a controlar o tempo. Resultado: fiz as 3 últimas discursivas sem fazer rascunho, o que talvez diminua minha nota. No mais a prova estava bem elaborada, nível de dificuldade médio, mas algumas questões dependiam mais de saber trabalhar com a prova do que possuir aquele conhecimento.
Preferi as discursivas.

Anônimo disse...

Concordo! Impossível mensurar os conhecimentos dessa forma!!!!!

Anônimo disse...

Alguém sabe responder se o desempenho dessa prova é util para algo, sai no diploma, sei lá? Como tive que ir mesmo, fiz direitinho, mas...

Anônimo disse...

o conteúde estava muito extenso, que impossibitou passar todas as questoes discursivas para a folha oficial,

Anônimo disse...

Sinceramente, na de Psicologia faltaram abordagens fundamentais da área, tais como Psicanálise e Fenomenologia. Abusaram da Comportamental e da Social. Com praticamente cinco redações e enunciados gigantes, a prova não avaliou o curso, mas a capacidade de concentração e de paciência dos concluintes. Fiquei desapontada.

Anônimo disse...

Realmente não sei pra que isso!!

Anônimo disse...

Concordo estava tão extense, que qd chegavamos nas alternativas, ou mesmo nas questões discursivas já estavamos tão cansados que as respostas ficavam comprometidas.
Acredito que se soubessem elaborar melhor as perguntas sendo mais objetivas e com perguntas menos extensas obteriam resultados melhores por parte dos estudantes.

Anônimo disse...

Com certeza muito extensa a prova de direito. As questões objetivas eram cansativas e ainda 5 questões discursivas.

GRAÇA POETISA disse...

A prova de Direito foi extensa e teve muita redação, cansou.

Anônimo disse...

Sinceramente, esta prova assim não avalia nada. Perguntas muito extensas e tempo curto.

Anônimo disse...

Prova de direito tinha um enunciado de 1 folha....
Cara a mina ingressou em 2009 e concluiu em 201 essa é ninja rsrs.se ela fez 72 ingressando fara 700 concluindo........
Se n sabe aonde tá elisa não ?

Anônimo disse...

Na prova de direito com longas questões objetivas e cinco discursivas, não consegui responder as discursivas porque perdi muito tempo nos testes. Acredito que mais alunos não conseguiram responder todas as dissertativas.

Anônimo disse...

A prova de turismo estava muito cansativa e chata, só me lembrava do ENEM e 5 redações uma pior que a outra.

Crisinta disse...

A nota não sai no diploma. É obrigatória apenas a participação (independente da nota) dos estudantes concluintes dos cursos avaliados este ano.

Anônimo disse...

E o gabarito, porque a demora?

Elaine Campos disse...

Nossa, um Estado que não da nada e cobra tudo, na prova do Curso de Direito foi extremamente longa e chatinha de fazer.
Como se já não fosse suficiente a prova da OAB!!!
Dia tendo!!!

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer de que horas vai sair o gabarito da prova?

Unknown disse...

As questões de múltipla escolha de Logística foram bem elaboradas e diretas. Acho que não havia necessidade de tudo isso, as discursivas formação geral foram sem sentido e as de conhecimento específico muito cansativa, extensas, demandava muito raciocínio

Anônimo disse...

Também queria saber do gabarito. Tô curiosa!!!

Anônimo disse...

Obrigada. Minha instituição ficou dizendo que saia atrás do diploma...

Anônimo disse...

Queremos o gabarito qdo sai.........

Unknown disse...

Realmente muito extensa, os textos poderiam ser menores, isso não invalidaria o resultado esperado que é o entendimento do aluno. No mais, tudo correu muito bem. Acredito que acertei a maioria das questões.

Anônimo disse...

já era pra ter saído o gabarito da prova, e no site do ENADE não tem informação nenhuma sobre a hora que vai sair o gabarito nem o download da prova?

Anônimo disse...

Se a prova da OAB fosse desse jeito ninguém passava. Isto é prova de raciocínio e interpretação que para cada questão precisa se quase 2O minutos.

Anônimo disse...

Prova muito extensa e cansativa. Quatro horas para fazê-la e fazê-la bem, sem correria e consciente é pouco.

Anônimo disse...

O ENADE ESTAVA MUTO EXTENSA SEM CONTAR COM AS 5 QUESTOES DISCURSIVA, CANSATIVO E JUSTO NO DOMINGO

Camila Xavier disse...

Vamos comentar as respostas

Camila Xavier disse...

Quem está com caderno de ADM?

Anônimo disse...

Você deveria estar preocupado, amigo, em ter mais dias para poder servir ao seu Estado e não se preocupar em ficar de folga! É hora de começar a pensar diferente senhores servidores públicos.

Anônimo disse...

Cansativa e mal formulada. Um absurdo nao deixarem usar calculadora, fazer calculos complexos na mão foi pra acabar, limaginem o tempo perdido, 4 horas de prova é pouco. se na prova do conselho é permitido o uso da calculadora, pq no enade não?? galera de contábeis concorda? abços

Camila Xavier disse...

A 1 questão de ADM eu coloquei letra D, pois o sudeste ainda tem a maior população de leitores correspondendo com 38 milhoes de leitores

Mario Sergio De Marchi disse...

E os caras tiraram nossos relogios. Não dava nem pra saber que horas eram para dosar os esforços. Tiraram minha prova e eu ainda estava passando as redações para a folha de respostas oficial. Deixa pelo menos o relógio caramba! Ridículo. E estava trabalhosa demais. Assim nivela por baixo e não mede nada direito.

Anônimo disse...

Realmente, não teve moleza. E os gabaritos? Alguém tem informação?

Anônimo disse...

Desculpe nossa colega Patríca Mello, mas a avaliação estava sim confunsa, extensa e difícil.
Não sendo uma pessoa extremamente inteligente e anormal, a avaliação é sim classificada comdifícil e desculpe mas uma avaliação anterior não habilita ninguém a ser consultor do Enade, espero que possa repetir sua nota, se é que foi assim mesmo.
Aos demais, meros mortais, desejo sorte uma vez que esta prova JAMAIS cumprirá com o objetivo proposto.

Camila Xavier disse...

Vamos comentar galera.

Beto Zimmer disse...

Só uma correção: o texto diz "cursos de graduação e tecnológicos". Tecnológicos também é graduação, mas esta redação dá a entender que não são. O correto seria "cursos de graduação" ou "cursos de graduação e superiores de tecnologia".

Obrigado!

Camila Xavier disse...

Alguem que fez A prova de ADM afim de comentar as respostas? Eu estou com caderno

Anônimo disse...

alguem sabe quando sai o desempenho individual de cada aluno

Anônimo disse...

Um absurdo, extremamente cansativa...Não sei como querem alunos concluintes motivados para realizar uma prova dessas...aff

NILSON CORDEIRO disse...

Tem que ser anônimo mesmo.... pra ser tão ignorante e imbecil pra um comentário desses. Seu idiota, a menção feita pelo colega acima não é exclusiva de funcionários públicos mas vale para qualquer participante da avaliação e que tem no dia de hoje, um domingo, um dia de trabalho, a despeito da maioria das pessoas que como você, palhaço, está livre pra escrever estas merdas por aqui.

Anônimo disse...

Queria entender como avaliar uma instituição através de uma prova extremamente EXTENSA com enunciados CONFUSOS e opções de respostas quase que indecifráveis de acordo com o contexto da pergunta. Isso sem comentar o fato do tempo reduzido em função do alto nível de exigência, raciocínio e logica que as perguntas demandavam. Eu fiz a prova de administração e fiquei desapontado por conta de cada pergunta demandar no minimo 15 minutos para a resolução e me vi obrigado a responder as questões com muita rapidez colocando em cheque o meu desempenho. Quem fez a prova deve ter percebido também que 90% das questões seguia uma logica que diminui e muito as nossas chances de acerto.
EX:
a) Somente I correta
b) I e II corretas
C) I, II e III corretas
e assim por diante.... Foi lamentável, deveriam ter mais coerência em elaborar as questões pensando no tempo que temos para responder. Não vou nem comentar as perguntas discursivas, como muitos salientaram, 5 perguntas, 5 redações.
Me poupe em Ministro da Educação ( Aloizio Mercadante), peça para sua equipe revisar essas provas antes de aplica-las.

Anônimo disse...

Concordo, a pessoa acima deveria está preocupada se houvesse perdido a prova, e não pq vai perder um dia de folga, eu sai hoje de um plantão de 36 horas no hospital onde trabalho, saí de lá as 5 da manhã, peguei uma moto-táxi até a cidade vizinha cerca de 15Km, depois peguei o ônibus pra capital 142km, 2 horas de viagem, isso tudo simplesmente pra fazer a prova, dias de folga vc ainda vai ter vários, as vezes as pessoas exageram por tão pouco.

Cristiane Carvalho disse...

Pessoal preguiçoso! Fica reclamando do tamanho das questões ou de ter que responder a algumas questões dissertativas! Como foi que vocês terminaram seus cursos superiores? Sem ler e sem escrever? Alguns comentários acima tem um português sofrível! É preciso mesmo avaliar os cursos superiores pois tem formado alunos preguiçosos que mal sabem o português!

Anônimo disse...

A prova de Direito estava confusa. Alguns criticam a elaboração da prova do exame da OAB pela FGV, mas se observarem a prova do ENADE perceberão que a banca que selecionou as questões de Direito não possui conhecimento da matéria.

Anônimo disse...

As perguntas de conhecimentos gerais foram iguais em todos os cursos pois no de Turismo também teve essa questão dos leitores.

Anônimo disse...

Concordo que a prova de Psicologia se reduziu, praticamente, a Cognitivo-Comportamental e Social e alguma coisa (pouquíssima), que são abordagens importantes, porém, não menos do que a Psicanálise e a Fenomenologia.
Foi EXAGERADAMENTE extensa e cansativa, fiquei até o final e quase completei, mas não foi possível. Havia várias questões de 1 folha inteira de enunciado, um absurdo. E foi muito mais uma prova de interpretação de enunciado, do que de conhecimento do conteúdo, de fato, e de resistência. Acho que as questões não foram tão difíceis (também não foram fáceis), porém, sem dúvida alguma, o tamanho dos enunciados tornou cansativo e difícil respondê-las.

Anônimo disse...

As faculdades deveria ensinar leitura dinâmica,as técnicas de fazer provas. o que você vê e estuda nas faculdades é diferente.arrumar outros mecanismos outro entendimento para fazer uma prova desse nível

Anônimo disse...

Corrijo: "e alguma coisa (pouquíssima) de Humanismo".

Anônimo disse...

A prova estava extensa e muito confusa muita muitoooooo texto pra pouca resposta

Anônimo disse...

Achei a prova de tecnologia em logística em geral boa, as questões específicas estavam muito básicas ficando um nível abaixo das questões de conhecimento específico que estavam em nível mediano. Acredito que para cursos de exatas o tempo de prova foi curto mas para logística estava adequado. Quanto ao uso da calculadora ...se permitido,teria que poder usar em concursos fiscais, consulta na OAB e etc...
O absurdo marcante desse ENAD é querer que o aluno discurse três, quatro pontos de um tema em 15 linhas ridículo !!!!

Anônimo disse...

Ninguém aqui estava com preguiça como alguns leitores comentaram, apenas o tempo hábil não era compatível com a extensão das perguntas realizadas.

Anônimo disse...

Tava difícil pra dedéu...pô, já não basta a dificuldade da OAB =(

Camila Xavier disse...

Alguém afim de socializar as respostas de ADM?

Anônimo disse...

Meu curso é contábeis e concordo com vcs, prova extensa, cansativa, é muita leitura pra uma pergunta muita vezes simples, mas fazem uma enrolação total pra chegar na pergunta, e sem relógio então é horrível, vc se perde no tempo, já que não deixam usar relógio deveriam pelo menos por uma relógio de parede em cada sala de provas.

Anônimo disse...

Tava nada, tava dificil e extensa! Mas realmente mediu bem minha falta de saber AUSHASHUAUS

Anônimo disse...

A prova de direito estava extensa e muito cansativa! No final mal deu tempo de passar para o gabarito! Concordo com os que dizem que provas assim não avaliam ninguém! A sorte é que não precisaremos fazer mais!

Anônimo disse...

Eu só vi uma questão de comportamental, então, não sei como "abusaram de comportamental". Além do mais, nas questões abertas, era possível usar sua própria abordagem.

Cristiane Carvalho disse...

Fiz a prova em menos tempo que o necessário, esperei até as 16 para pegar o gabarito. É uma questão de organização e conhecimento do assunto. Vestibular é muito mais pesado.

Cristiane Carvalho disse...

ops! Pegar o caderno de questões. O gabarito ainda estou aguardando ansiosamente.

Anônimo disse...

A sua instituição ou é uma muito mal informada ou mal intencionado. Não curti isso.

Anônimo disse...

fechado!!!! quem começa?! ah, quando sai o gabarito?!!

MR disse...

Eu tbm coloquei D. Essa questão era igual para todos os cursos.

Camila Xavier disse...

vamos comentar as respostas?

Camila Xavier disse...

Estou precisando saber

mariana disse...

concordo, a prova de adm estava muito extensa, também fui prejudicada pelo pelo, que foi pouco para tantas questões extensas, e as discursivas então, sinceramente...

Anônimo disse...

Cristiane Carvalho existem professores que não tem capacidade de lecionar é um dos motivos que os alunos seguem seus mestres.

Anônimo disse...

Qual o seu curso, Cristiane Carvalho?

Anônimo disse...

Por que diabos o MEC INEP não libera logo o gabarito???? Qual a dificuldade de publicar isso logo? Na minha opinião, eles decidem demorar para que esfriemos os ânimos e, quando liberarem, nem questionemos muito a prova. afffff

Vivis666 disse...

Se eu tiver sido mal nessa prova....o que acontece?
Será que implica na minhas notas na faculdade?
Achei a prova muita cansativa e muito longe.
Por causa da Corrida no autódromo demorei cerca de 3 horas para chegar no colégio.

Anônimo disse...

Além de extensa, é complicado fazer custos sem o uso de calculadora

Claudemir disse...

ou as provas eram muito extensas e complexas ou o tempo era curto demais. Acho que não é assim que se avalia o estudante ou a instituição.

Lud disse...

Prova horrível! Achei que estava fazendo ENEM....

Luciana Carvalho disse...

Sou de Porto Alegre e não tinha como se concentrar com a Lady gaga gritando no meu ouvido. No mesmo dia da parada gay, sem explicação...

Ricardo Oliveira disse...

Concordo, desnecessários! Poderiam ter facilitado neste ponto pra utilizarmos melhor o tempo. Minhas discurssivas ficaram totalmente prejudicadas pelo tempo perdido com tantos cálculos.
Acho extremamente importante o enade, porém precisam melhorar a elaboração urgentemente, senão as reclamações pipocam, o desempenho cai e a direita pinta e borda dizendo que a privatização é a única solução.

Anônimo disse...

Camila Xavier, Fiz a prova da ADM. Segue respostas em ordem:
D E C D B A B A D A B D A C E C E E B B D A B C B A E A D C B E E A B

Anônimo disse...

Se você não foi bem, não acontecerá nada. Você terá, todavia, contribuído para uma nota ruim da sua Instituição de Ensino.

Anônimo disse...

Até hoje estou com uma dúvida cruel, em minha opinião a pergunta abaixo não foi bem formulada.

Certa vez, no setor de solda de uma fábrica,
o trabalhador X discute com seu colega de
trabalho Y, que, por sua vez, lhe dá um soco
e afeta sua visão. X, enfurecido, pega uma
ferramenta de corte e fere a perna de Y,
ocasionando forte sangramento. O
companheiro de trabalho Z corre e leva X e Y
para o hospital. Na volta do hospital, Z bate o
carro e perde a mão.
Nessa situação, na lógica da empresa:
I. o que ocorreu com Z é acidente de trajeto.
II. o ocorrido com os três é considerado
acidente do trabalho.
III. no caso de X e Y, houve acidentes pessoais.
É CORRETO somente o que se afirma em

B) II.
Quem me garante que a discussão foi por motivo do emprego? Só assim poderia ser acidente de trabalho.

Se foi por outro motivo não implica acidente de trabalho. Alguém pode me explicar a resposta?

Camila Xavier disse...

Valeu, vou conferir com minhas respostas.

Anônimo disse...

Camila Xavier, Fiz a prova da ADM. Segue respostas em ordem:
D E C D B A B A D A B D A C E C E E B B D A B C B A E A D C B E E A B

Vivis666 disse...

Tinha uma menina resfriada..e toda hora ficava chupando o nariz...acabei irritada e deixer algumas sem fazer.

Cauê disse...

Pessoal vamos compartilhar as respostas: 1d, 2e, 3d, 4d, 5a, 6a, 7b, 8e e vcs ?
Alguém de Logística ?

Anônimo disse...

Concordo, fiz a prova em Caxias do Sul- RS, a prova de adm. estava muuito extensa, cansativa demais... enunciados que mais pareciam redações, qd chegava no fim do texto já ñ lembrava mais o início.E porque deixar as 3 questões dissertativas pro final??? Eu já estava tonto de tanto ler, nem absorvia mais texto algum...acabei deixando as 3 ultimas dissertativas em branco...sem condiçoes.

Vivis666 disse...

Valeu Anônimo!!
Já estava ficando preocupada.

Anônimo disse...

Prezados, O maior problema não são os estudantes e sim as IES, que se tornaram grandes instituições financeiras, mais preocupadas em arrecadar do que ensinar, alunos desinteressados e despreparados não deveriam passar do primeiro semestre. IES deve ser pública ou caso seja privada não deve ter mais de uma unidade. Agora, se alguém chama os estudantes de preguiçosos, espero que essa pessoa seja de uma universidade pública, pois, caso seja de uma IES privada, também é preguiçosa, uma vez que, não teve coragem ou capacidade em passar pelo vestibular para uma IES Pública.

Anônimo disse...

Põe cansativa nisto, fora que o local para realização da prova era muito longe da residência e até mesmo da faculdade que estudamos, muitos de nós tivemos que pegar mais de 2 conduções e saímos cedo de casa. Quando deu 14:00 hs, nosso estômago não aguentava mais de tanta fome

Anônimo disse...

Me passa as suas depois

MR disse...

Oi, Cauê! Ainda bem que as primeiras são iguais para todos os cursos, pois não sou de logística heheh. Vamos lá: 1.D 2.E 3.D 4.E 5.A 6.A 7.B 8.D. Pelo visto, só marcamos duas diferentes. Tem boas chances de que ao menos 6 nos acertamos das 8 de conhecimentos gerais :)

Anônimo disse...

Me passa as suas depois

Anônimo disse...

Para quem esta no 1º semestre com certeza não conseguiu realizar a prova com perfeição.

GIL disse...

A 4-E

Anônimo disse...

A PROVA DO ENADE DE HOJE, SEM COMENTARIOS, SEM LOGICA E SEM NOCAO!!!!!!

Nina Meyna disse...

Um absurdo!! os enunciados eram tão longos que ao terminar de ler, tinha que voltar para trás, para retomar o assunto. Após passadas algumas dessas questões, certamente a atenção nas questões seguintes ficou comprometida.

Camila Xavier disse...

É adm?

Anônimo disse...

No local de trabalho a empresa é responsável, porque o indivíduo estava trabalhando!

Nina Meyna disse...

Um absurdo!! os enunciados eram tão longos que ao terminar de ler, tinha que voltar para trás, para retomar o assunto. Após passadas algumas dessas questões, certamente a atenção nas questões seguintes ficou comprometida.

Anônimo disse...

Camila Xavier e cia...galera de ADM...vms compartilhar as informaçõeS...

GABARITO

D E C D C D B E D D B B A C E A E E D A E C B C B A D C D D A C D E E

MR disse...

Psicologia... mas compartilha suas respostas até a questão 8, pois são todas iguais pelo visto. :)

Anônimo disse...

É a inversão...
Quem faz particular até o segundo grau, provavelmente faz faculdade na pública.
Já quem fez pública até o segundo grau, provavelmente faz faculdade na particular.
Ou seja, os alunos das particulares, pela lógica e más condições do ensino público no Brasil, não tem boa base, formação.
Aí a instituição tem que ser "paternalista" para poder arrecadar e baixa o nível do ensino cada vez mais, senão os infelizes não conseguem acompanhar.
Claro que tem aluno de escola pública que é ótimo, mas isso é exceção.
Na educação fundamental há alunos que só aprendem a ler na 4ª série!!! Fiz trabalho comunitário numa escola que era assim... a professora disse que nao podia reprovar e que tinha que contar com a "luz" na cabeça dos alunos...

Anônimo disse...

Cauê, toas as minhas respostas coincidiram com as suas [até a 7a questão]. Discordo somente da sua resposta à 4a, pois o princípio da dignidade é também aplicável no cumprimento de pena privativa de liberdade, daí letra E.

Depois, 8 D, fim da parte geral.

Mariana disse...

creio eu que além de voçê, ninguem conseguiu, pois o tempo foi curto para tanta leitura das outras questões.

Anônimo disse...

A pegadinha da 8a questão foi a primeira afirmação. Tinha que fazer a média do triênio, aproximadamente 36%. Daí letra D. Acho que acertei todas as 8 primeiras questões.

gil disse...

rsrsrs você marcou 4-E e 8-D se sim, todas as nossas respostas coincidiram!

Anônimo disse...

qual o erro do item III questão 08?

Anônimo disse...

Em 2007 , 34,5, inferior à média do triênio, de 36%. Pegadinha...

Camila Xavier disse...

Realmente a média da industria da é de 36,6 % e é maior que média nacional

Anônimo disse...

A prova de Direito, parte específica, nem vou comentar. Palhaçada ter que saber sobre legislação dos quilombola, indígenas etc. Tem um decreto do Lula 9 fingers nuns discutida na UFMG. Errei a questão!

Anônimo disse...

Prova de direito sem noção alguma, questões extremamente extensas com diferentes formas de abordagem. Prova cansativa e difícil. Passei na OAB no 9º semestre. Prefiro fazer mais 3 OAB's a outra do ENADE. Ao menos a prova da OAB é mais coerente... RIDICULA essa prova do ENADE

Anônimo disse...

36,8 somente em 2009.

Rodrigo Alex disse...

Fala Cara tudo bem?

Como conseguiu este gabarito, a

abração

Camila Xavier disse...

realmente, vc tem razão, ele não fala da média e sim das taxas anuais

Anônimo disse...

E não foi pedida a média, mas as taxas anuais. Pegadinha é foda!

Anônimo disse...

A questão 8 respondo letra A. Somente a afirmação 1 e 2 estão certas, pois a afirmação IV diz que a construção civil apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado FORMAL brasileiro... A palavra "formal" torna a questão errada. No enunciado é dito que os setores da construção civil e agricola tem baixa participação no total de vinculos trabalhistas

Cristina disse...

Além de não poder usar calculadora numa prova que basta estar presente pra pegar o diploma enquanto que a do CRC que vale pra registro profissional, pode, o espaço pra fazer os cálculos era ridículo! Em algumas questões fui obrigada a fazer as contas em cima dos enunciados e a tinta porque de acordo com os fiscais não poderia ser usada outra coisa além de caneta preta.
O engraçado é que nas instruções de preenchimento na folha de resposta dizia que respostas a lápis/grafite não seriam aceitas. Mas se isso constava na folha, entendo que podíamos usar lápis/grafite e colocar a resposta definitiva a tinta.
Sinceramente havia questões que mais pareciam coisas de ENEM.

Anônimo disse...

A prova de ADM estava muito longa, achei o tempo curto para responder ainda as 05 questões discursivas e ainda pra terminar aquelas 10 questões a cerca da aplicação da prova. Depois que li os comentários vi que não fui a única.

Anônimo disse...

Na prova de direito alguém comentou sobre a necessidade de mandado de busca e apreensão para a operação policial. Ou sobre a teoria dos frutos envenenados? E a do peão? Fiz uma analogia ao menor aprendiz. Apresentar profissionalmente? Sem chance.

Anônimo disse...

Você acha que a tabela fala sobre o mercado informal?

Anônimo disse...

Discordo. A fonte informacional para a resposta era a tabela. Não havia espaço para discutirmos filigranas do enunciado.

Anônimo disse...

10?

Camila Xavier disse...

A 8 eu coloquei letra D

Anônimo disse...

CADÊ O GABARITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO???

Anônimo disse...

Também achei a prova de RH muito extensa e cansativa, nossa tinha questão que era 1 página inteira, assim ficava difícil de responder.

Anônimo disse...

Questão 16, direito, letra C? Afirmativa IV é uma utopia. A II tem nada a ver com dignidade etc. Seria subordinação, mesmo que o chefe seja chato.

Anônimo disse...

Olá, fui na mesma linha que vc, operação policial sem autorizaçao judicial, realizada na madrugada, pedi tbm a revogação da prisão por ser ilegal. A do peão foi um tema sem noção!!! Porque não falar sobre algo que acontece no nosso dia-a-dia, como por exemplo menores que trabalham em lava-rápidos ilegalmente, mas, fazer o quê... Falei tbm da questão do menor aprendiz.

Anônimo disse...

Alguém de Direito? Coloque as respostas para compararmos. 16 coloquei c

Anônimo disse...

Pela ordem: D-E-C-E-C-A-A-E-A-D-C-D-A-E-A-C-A-E-B-B-C-E-B-D-B-D-D-B-A-C-D-B-C-A-C.

Anônimo disse...

E a 18, direito? Letra E. 19, A. 20, muitas dúvidas, E. 21, chutei, D. 22, C, pois interesse ilegítimo não pode ser tutelado. 23, A. 24, D. Tem que matar o processo no inicio. 25,B.

Anônimo disse...

não é na tabela que fala em informal, é no enunciado

Anônimo disse...

A resposta estava na simples interpretação dos dados constantes na tabela.

Anônimo disse...

Nas questões abertas (eram só três) uma delas era para descobrir uma problematica e propor um projeto de pesquisa. A outra pedia que ou se atuasse na area escolar ou na organizacional, portanto não tinhamos tantas ecsolhas assim. Apenas a ultima nos dava alguma liberdade, desde que dentro do diagnostico, óbvio. Portanto, não concordo com o ultimo post. A prova não foi interessante, quanto a avaliar abordagens altamente significativas do curso de Psicologia. Um absurdo.

Anônimo disse...

muitas foram diferentes

Anônimo disse...

Concordo com quam comentou que a prova não avaliou bem o curso e digo que foi extensa demais. Para que? Prova de resistencia ou de conhecimento? Melhor reverem seus conceitos para ó próximo ENADE!

Anônimo disse...

mas a tabela considerava vinculos fomais e informais, já a qeuestão se referia a vinculo formal...

Anônimo disse...

Achei bem confusa está questão. O enunciado falaria de vinculo formal e a tabela de informal? Como saber? Analisando a tabela a resposta é "d". Bem estranho.

Anônimo disse...

Não sou nenhum expert rs... posso ter errado várias.

Anônimo disse...

A prova de direito estava muito cansativa, as questões eram enormes, a número 29 era uma folha inteira, as discursivas também longas. Prova horrível!

Anônimo disse...

A 35 de direito foi uma maldade. Coloquei B, as duas verdadeiras, mas independentes entre si. Os valores jurídicos nem sempre coadunam-se com aqueles oriundo das ciências naturais. No caso em tela, tem toda aquela moral judaico cristã por trás da 11105/2005.

Anônimo disse...

mas foi prisão em flagrante que dispensa mandado!

Anônimo disse...

Voltei à escola 40 anos depois para fazer um Curso Superior e noto que não mudou nada..a incompetência continua nos nossos Administradores...perguntas muito extensas, pouco tempo, pergunta discursiva neste tipo de exame é simplesmente RIDÍCULO....As questões em Processos Gerenciais tinham opções de respostas similares.....

Anônimo disse...

Cadê o gabariiiiiiiiito?

Anônimo disse...

Me too...rsrs

Anônimo disse...

Prova extensa, cansativa, em pleno domingo!

Anônimo disse...

a pesquisa com clonagem de seres humanos tem respaldo jurídico?

Anônimo disse...

A nota é sim utilizada por alguns programas de mestrado e doutorado. Ademais, com uma boa nota, vc consegue desconto em algumas pós.

Anônimo disse...

A prova estava mal formulada, aquela questão do bem de família não dava para saber o que eles queriam. afff

Anônimo disse...

Não deve sair hj...=/

Anônimo disse...

Colegas de DIREITO, colocaram que fundamentos na dissertaiva da BILATERALIDADE ATRIBUTIVA? Na letra "c", usei contrato de locação como exemplo.

Anônimo disse...

Não falava se os policiais estavam em flagrante, simplesmente entrar na casa e encontrar droga não é flagrante! Prisão ilegal - relaxamento.

Anônimo disse...

Coloquei letra E, ambas falsas. Pq nao ha intangibilidade do patrimonio genetico humano, pois ja houve mapeamento do DNA humano, e, no item II, nao tem respaldo juridico.

Anônimo disse...

Desculpe 09 questões. O fato é que o tempo pra mim foi pouco e ainda tive que reservar para essas questões.

Anônimo disse...

Sob a ótica de uma concepção científica, correto? Ciências naturais. Embriões são clonados, mas não implantados ...

Gill disse...

A prova foi sim muito bem elaborada, discordo do termo "abusaram de comportamental". Psicanálise não é psicologia, logo, não vejo o porque de estar na prova. Senti falta do existencialismo, fora isso a prova estava perfeita!

Anônimo disse...

Fazer uma análise sobre conhecimento com respostas na base do I e II são falsas. II e IV são verdadeiras é pura loteria....Alô, Alô...é do MEC ??...o Século já virou...e faz tempo....resposta discursiva é do tempo do vovô....

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 361   Recentes› Mais recentes»